Corupá foi a segunda cidade do País e a primeira de Santa Catarina que mais produziu banana no ano passado. Foram 152 mil toneladas colhidas, ficando atrás apenas de Bom Jesus da Lapa (BA), que produziu 171 toneladas. O IBGE divulgou nessa sexta a lista da produção agrícola municipal. Na bananicultura, entre os 20 maiores produtores do País, também estão Luiz Alves (3º do país), Massaranduba (15º) e Jaraguá do Sul (17º). Entre os Estados, Santa Catarina é o quarto que mais produziu a fruta.
Continua depois da publicidade
Mais demissões
Pela sexta vez seguida neste ano, os dados mensais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram corte de vagas em Jaraguá do Sul. Em agosto, entre contratações e demissões, o saldo foi de 194 empregos a menos. Desta vez, o resultado foi puxado principalmente pela construção civil, que eliminou 130 vagas. Na sequência, aparece a área de serviços, com corte de 73 oportunidades. Depois está a indústria – que até então liderava as demissões mensais. Em agosto, foram 18 cortes. Já o comércio abriu 43 vagas no mês. No acumulado dos últimos 12 meses, a cidade ainda amarga mais de 4, 7 mil postos de trabalho fechados na soma de todos os setores.
Definição do curso de medicina sai terça
Serão divulgados na terça-feira os nomes das instituições de ensino que poderão ofertar novos cursos de medicina no País. Desde meados do ano passado, Jaraguá está na lista de 39 municípios que esperam por uma definição de qual entidade terá o curso. Foram várias ações pelo País alegando irregularidades no edital e os processos foram reunidos em um único documento. Aqui, foi a Estácio a universidade selecionada, mas a Católica de Santa Catarina contestou a decisão baseada nos cálculos utilizados como referência pelo MEC.
Continua depois da publicidade
A razão da contestação em Jaraguá
Em julho de 2015, quando o grupo mineiro Kroton obteve liminar que mostrou as notas das instituições, a Católica percebeu que em alguns itens recebeu nota zero, como se não tivesse entregado documentos. Pode ser que o direito de administrar o curso e disponibilizar 50 vagas continue com a Estácio, passe para a Católica ou até mesmo seja concedido a outra instituição. De qualquer forma, as aulas só devem ficar para 2018. Seria difícil abrir laboratórios, contratar profissionais e realizar vestibular já para o ano que vem.
Voltou
Atendendo determinação da justiça, o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá recontratou o chefe de gabinete da vereadora Natália Petry, Dinalberto de Lucca Moreira.