Na terça-feira será apresentada ao Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) a minuta de parte da revisão do Plano Diretor de Jaraguá do Sul, o chamado Título II. O texto foi construído com base em 729 contribuições da população divididas em cinco esferas: meio ambiente natural e cultural, mobilidade urbana, uso e ocupação do solo, promoção da habitação de interesse social e gestão democrática e participativa. Os dados foram levantados em oficinas nos bairros, consulta pública e Conferência da Cidade. Na apresentação do processo para revisão do Plano Diretor, durante a semana, o quórum foi baixo. Apenas 30 pessoas foram até a audiência pública na Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
Sugestões
No capítulo sobre mobilidade, por exemplo, há tópicos como o desvio do tráfico ferroviário do centro, melhoria nos abrigos e no terminal do transporte coletivo com integração do sistema e continuidade das ciclovias. No tema valorização do meio ambiente natural e cultural, as sugestões abordam temas como ações de desassoreamento, instalação de aterro sanitário, estudo sobre implantação de usina de beneficiamento de resíduos e elaboração de plano turístico.
Altura dos prédios
Como parte do processo de revisão do Plano Diretor, houve uma consulta pública. Sobre a altura dos prédios para as macrozonas de requalificação e de estruturação urbana (as mais centrais e densas), 43% da população participante disse que as construções podem ter até 10 pavimentos. 36% acreditam que até quatro andares são ideais, 10% defendem edificações de até 20 pavimentos e 6% acreditam que os prédios poderiam ser até mais altos. Já para as áreas no limite entre o perímetro urbano e o rural, 43% pensam que até dois pavimentos representam a altura ideal e 31% são a favor de prédios até seis andares.
Continua depois da publicidade
Indústrias
Entre outros temas, a consulta também apontou o que a população pensa sobre a instalação de indústrias em áreas residências. 41% não aceitam nenhum tipo, 33% acreditam que apenas indústrias pequenas possam estar presentes, 22% aceitam indústrias silenciosas de qualquer porte e 3% são a favor de qualquer tipo.
Trabalho segue
A elaboração do Plano ainda tem um longo calendário pela frente. Neste ano haverá mais duas audiências públicas e deliberações com o Comcidade. O município precisa revisar o Plano Diretor até o ano que vem.
Demandas turísticas aos candidatos
Depois do sindicato dos servidores públicos e dos Conselhos Municiais, agora o Vale dos Encantos Convention e Visitors Bureau entregou aos candidatos a prefeito de Jaraguá documentos com pleitos. Entre as sugestões está a criação da Fundação de Turismo de Jaraguá e o aumento expressivo da dotação orçamentária para o Fundo Municipal de Turismo – equiparando os investimentos aos de cidades próximas. A carta também sugere centralização e organização da agenda de eventos municipal pelo Convention Bureau.