Oempresário Antídio Lunelli (PMDB), dono do Grupo Lunelli, foi eleito prefeito de Jaraguá do Sul com quase 45% dos votos válidos, fechando 37.957 votos. Uma diferença de mais de 13 mil votos para o segundo colocado, o ex-prefeito Ivo Konell (PSB), que recebeu 29% dos votos válidos. Jair Pedri (PSD) atingiu quase 24% e Luiz Ortiz (PT) 1,9%. O empresário eleito era o candidato da situação e recebeu o apoio do prefeito Dieter Janssen (PP). Junto com Antídio, foi eleito vice-prefeito o empresário e presidente da Sociedade Cultura Artística (Scar) Udo Wagner (PP), que foi deputado estadual por dois mandatos e secretário de Estado de Cultura, Esporte e Turismo no governo Amin. Em Jaraguá, quase 85% dos mais de 114 mil eleitores compareceram às urnas, totalizando 96.690 votos. Desses, quase 85 mil foram considerados válidos. Houve 4,8% de votos brancos e 7,4% de votos nulos. Durante o domingo, cinco pessoas foram detidas por boca de urna no município. Todas assinaram termo circunstanciado e foram liberadas. Entre os incidentes, também houve a remoção de três veículos plotados com propaganda eleitoral próximos a locais de votação. Sobre os equipamentos, 30 urnas apresentaram problemas e foram consertadas ou substituídas. “Tudo dentro do esperado. Não houve nenhum crime mais grave”, avaliou a juíza Anna Finke Suszek.
Continua depois da publicidade
“Faremos uma nova Jaraguá”
Antídio Lunelli, 53 anos, comemorou a vitória na praça Ângelo Piazera, no Centro de Jaraguá, ao lado de lideranças políticas como o secretário Carlos Chiodini e o prefeito Dieter Janssen. O empresário disputou sua primeira eleição.
Sem experiência política, o resultado surpreendeu?
O resultado já era o esperado pelo trabalho que a gente fez na campanha. Além da diferença de votos, estou muito feliz de levar sete vereadores para a Câmara. Quero agradecer ao povo jaraguaense que confiou nos nossos nomes.
Continua depois da publicidade
O que os moradores de Jaraguá podem esperar?
Quero dizer que aquilo que tive de experiência na vida, sendo filho de agricultor, ficando na roça até os 17 anos, sendo empregado e depois no Grupo Lunelli – que comemorou no sábado 35 anos, temos experiência na gestão e na formação de líderes. Sou presidente do conselho de administração do grupo. Dessa forma, tenho certeza que vamos levar essa experiência de gestão para o setor público. Eu sei que é diferente, mas através do exemplo e da dedicação tenho certeza que criaremos uma onda positiva entre funcionários da Prefeitura e transformaremos Jaraguá do Sul.
Como será a gestão?
Dedicarei estes quatro anos à administração de Jaraguá. Na empresa, meu único compromisso é por meio dia por mês. Eu não serei prefeito de gabinete, serei prefeito de setores, que estará nos quatro cantos do município. Tenho certeza de que nós conseguiremos fazer uma nova Jaraguá do Sul. É uma oportunidade de surgir uma nova liderança na cidade e terminar a política antiga. Certamente quem me sucederá navegará em águas muito mais tranquilas porque nós somos do trabalho, da seriedade, da honestidade e da transparência total.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Indefinição
O vice-prefeito eleito, Udo Wagner, atribui a vitória à postura de campanha. “Não falamos mal de adversários. O resultado mostra que eleitor não tolera mais o comportamento de denegrir ao invés de discutir projetos”, disse. Sobre o trabalho à frente da Scar, afirma que vai se manter em atividade voluntária.
Presídio
O presídio de Jaraguá do Sul foi o único a participar das eleições. Lá, 42 pessoas, entre detentos e agentes, votaram. Dessas, 12 votaram em Konell, dez em Jair Pedri, oito em Antídio e seis em Luiz Ortiz. O restante foi de votos brancos e nulos. Foi a primeira urna da cidade a ser apurada.
Continua depois da publicidade
Prefeitura indefinida
Em Massaranduba, o candidato mais votado não pode ser chamado de prefeito. Armindo Sesar Tassi (PMDB) recebeu quase o dobro dos votos de Dávio Leu (PSD), mas ainda tem recurso a ser julgado pelo TSE sobre a candidatura. Pesa contra a cassação do mandato como vice. Vai ser preciso aguardar.
60% de renovação
A Câmara de Jaraguá do Sul trará renovação de sete das 11 cadeiras. Os quatro reeleitos são Natália Petry (PMDB), Eugênio Juraszek (PP), Ademar Winter (PSD) e Arlindo Rincos (PSD). Se não fosse a média eleitoral, Luis Fernando Almeida (PP) e Jackson José Ávila (PMDB – filho do atual presidente da casa) teriam entrado para a lista dos novos vereadores. Ambos são suplentes.
Os eleitos
Anderson Kassner PP 3.550 votos
Professora Natália PMDB 2.789 votos
Rogério PMDB 2.174 votos
Marcelindo PTB 2.092 votos
Pedro Garcia PMDB 1.969 votos
Celestino Klinkoski PP 1.883 votos
Eugenio Juraszek PP 1.814 votos
Ademar Winter PSDB 1.750 votos
Magal PSD 1.684 votos
Professor Arlindo Rincos PSD 1.585 votos
Dico Moser – Kibel PSDB 1.321 votos