Durante a campanha política, pela Lei Eleitoral, os partidos e coligações precisam ter pelo menos 30% de representantes de um dos sexos concorrendo aos cargos de vereador. Mas no resultado, a proporção de mulheres ficou abaixo desse número. Em Jaraguá do Sul, das 11 cadeiras na Câmara de Vereadores, apenas uma será ocupada por uma mulher: Natália Petry (PMDB) foi a única eleita. Assim, a proporção feminina é de 9%. O quadro pode mudar quando os secretários começarem a ser anunciados – e talvez suplentes mulheres assumam. Mas não será surpresa se a própria professora Natália ocupar uma pasta na Prefeitura. Na sessão desta quinta, a vereadora reeleita ressaltou na tribuna a baixa votação para as mulheres. Destacou que elas receberam apenas 12 mil dos 80 mil votos nominais. “Uma grande parte das candidatas não sai para fazer campanha”, declarou.
Continua depois da publicidade
Schroeder e Corupá têm mais vereadoras
Nas cidades do entorno, Schroeder e Corupá têm mais representatividade feminina, com duas mulheres no quadro de nove vereadores, o que representa 22%. Em Corupá, foram eleitas Andressa Fischer (PP) e Inês Luiza Tamanini Hoch (PMDB). Em Schroeder, Janaina Bucci (PSD) e Marina Fernandes (PSD) estão na lista. Já Guaramirim e Massaranduba só têm mulheres como suplentes.
Corte nas gratificações é aprovado
A primeira votação sobre a redução de 50% nas gratificações às funções de confiança da Prefeitura de Jaraguá passou com sete votos favoráveis na Câmara. Em maio, o prefeito Dieter Janssen (PP) assinou portaria para cortar totalmente os adicionais. O projeto (que passou de 20% para 50% de redução nas gratificações) estava desde março aguardando votação.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Repasses da saúde acertados para novembro
Na terça, uma comitiva formada pelo prefeito Dieter Janssen; secretário municipal de Saúde, Dalton Fischer; deputado Vicente Caropreso; presidente do Hospital São José, Vicente Donini; e secretário Carlos Chiodini se reuniu com o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing. Na pauta, a dívida de mais de R$ 6 milhões do governo estadual com os hospitais Jaraguá e São José. Kleinübing se comprometeu a voltar a fazer os repasses em novembro.
Jaraguá em Dança
Começa hoje a 22ª edição do Jaraguá em Dança, na Scar. Serão dois fins de semana com apresentações. A mostra será nos dias 7, 8 e 9 e também nos dias 14, 15 e 16 de outubro. Nesta edição, quase dois mil bailarinos participarão, com 243 coreografias de gêneros como jazz, balé clássico e de repertório, dança contemporânea, danças urbanas, danças folclóricas e populares, sapateado, dança de salão e estilo livre. Os ingressos estão à venda na secretaria da Scar por R$ 6. Os casos previstos em lei pagam meia-entrada.
Orquídeas em exposição
Começa hoje a 2ª Exposição de Orquídeas em Corupá. O evento ocorre no Alvim Seidel Orquidário Catarinense, que está completando 110 anos. Além da mostra e da venda de orquídeas, o público também poderá participar de palestras gratuitas sobre o cultivo. A exposição vai até domingo.