A quantidade de novas permissões para dirigir caiu 25% de 2014 para cá em Jaraguá do Sul. Há dois anos, foram emitidas 1.839 carteiras de motorista (primeira habilitação) no primeiro semestre. Já em 2016, de janeiro a junho, foram 1.371. No mesmo período de 2015, foram concedidas 1.467 habilitações. Entre o ano passado e este, a queda foi de 6,5%. A redução não ocorreu apenas em Jaraguá. O Detran/SC fez uma pesquisa que apontou queda de 13% na emissão de carteiras no Estado comparando-se os últimos 12 meses com o mesmo período anterior. “Talvez seja resultado dos reflexos da crise”, pondera a gerente de habilitação de condutores, delegada Cláudia Regina Bernardi da Silva.
Continua depois da publicidade
Lei dos Faróis
A Polícia Rodoviária Federal de Guaramirim estima que aproximadamente 10% dos motoristas ainda estejam passando pelo posto, na BR-280, com os faróis apagados. A lei que determina o uso do farol baixo também durante o dia nas rodovias entrou em vigor na sexta-feira. Nos quatro primeiros dias, foram aplicadas 1.400 multas por descumprimento da lei em Santa Catarina. Não há detalhamento por regiões. Após divulgar a quantidade de infrações, a PRF no Estado foi aconselhada por Brasília a não passar mais números pelo entendimento de que a intenção da polícia não é multar, mas conscientizar.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Continua depois da publicidade
Mais um susto
Nessa terça-feira, o parco sistema de abastecimento de água de Guaramirim foi posto à prova mais uma vez. Uma extração de areia às margens do rio Itapocuzinho deixou a água turva e fez a captação ser suspensa. A Fatma foi chamada pela Companhia Águas de Guaramirim e verificou que uma empresa quase no limite com Schroeder estava removendo material quando uma camada mais profunda, provavelmente, foi atingida. O relatório não foi emitido ainda, mas as condições encontradas indicam que a atividade está legalizada e que não houve erros de execução. O problema dessa história está no sistema da companhia, que não tem reservatórios suficientes para permitir interrupções na captação e que já foi tantas vezes paralisado. Toda vez que isso acontece, é preciso parar a captação, e a cidade fica desabastecida. Os reservatórios de Guaramirim só garantem água por no máximo uma hora.
Sugestão
O gerente da Fatma em Jaraguá do Sul, Onésimo José Sell, sugere que a Companhia Águas de Guaramirim desenvolva um plano de ação com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil do município. A Fatma não possui barcos, por exemplo. Por isso, no momento da emissão de poluentes químicos, a efetividade da fiscalização é reduzida. Além disso, sem fiscais próprios da Prefeitura e com emissões ilegais durante madrugadas ou fins de semana, é quase impossível flagrar as irregularidades. Enquanto isso, a população fica sujeita à falta de água.
É hoje!
O percurso da tocha olímpica por Jaraguá deve começar às 9h15. O revezamento de 7,6 km vai da Scar à Arena. No caminho, os patrocinadores distribuirão brindes. Atenção: o trânsito será impedido durante a passagem.