Desde 2014, o número de famílias atendidas pelo Bolsa Família em Jaraguá do Sul está caindo. Há três anos eram quase duas mil. Hoje, no município, o programa atende 1.831 famílias. Entre as razões para a queda, está a desatualização dos cadastros. Segundo a coordenadora dos programas de transferência de renda do Governo Federal em Jaraguá do Sul, Viviane Domingos, muitas famílias não foram mais localizadas, e o beneficio acaba bloqueado.
Continua depois da publicidade
Além disso, a coordenadora explica que houve qualificação da equipe responsável pelo Bolsa Família e, com isso, foram constatadas que algumas pessoas não se enquadravam nos critérios e recebiam o benefício indevidamente. Jaraguá é a décima cidade de Santa Catarina no número de cadastros no Bolsa Família – e a nona mais populosa do estado.
Juntos, os beneficiários da cidade recebem R$ 269 mil reais por mês do governo. Os dados são do relatório de abril do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em Guaramirim, em abril, há 589 famílias atendidas. Corupá tem 194. Massaranduba está com 157, e Schroeder, 139.
Leia a coluna completa desta sexta-feira, 22 de abril:
Na justiça
Continua depois da publicidade
No primeiro trimestre deste ano, o número de ações trabalhistas em Jaraguá do Sul aumentou 43% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2015, de janeiro a março foram encaminhados 674 processos. Já neste ano, foram 965. As demissões pela crise ajudam a puxar os números para cima.
Plano diretor participativo
A primeira oficina preparatória para a revisão do Plano Diretor reuniu 44 pessoas, na Vila Chartres. O grupo sugeriu e discutiu medidas para o desenvolvimento ordenado de Jaraguá. A próxima reunião vai ser no próximo dia 25, às 19h, na escola Cristina Marcatto. Esta vai ser para os moradores dos bairros Jaraguá Esquerdo, São Luís e Tifa Martins. Ao todo serão nove oficinas em todas as regiões da cidade. A revisão do Plano Diretor precisa ser concluída até o ano que vem.
Manutenção do Calçadão
Nesta semana, a comissão responsável pelo projeto de revitalização do Calçadão apresentou ao prefeito Dieter Janssen (PP) indicações de melhorias na Avenida. Entre os pedidos do grupo estão a drenagem e escoamento de água, a manutenção de floreiras, arborização, bancos, lixeiras, e bicicletários, a criação de vagas de carga e descarga e a regularização de vendedores ambulantes. A comissão também pede que a Prefeitura desenvolva um projeto de revitalização estrutural de todo o Calçadão da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca. O prefeito se comprometeu a encaminhar as sugestões mais urgentes às secretárias responsáveis.
Ponto facultativo
Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Jaraguá do Sul e da Agência do Desenvolvimento Regional no município não têm expediente. Algumas áreas, como a gerência de saúde, trabalham em regime de plantão. As escolas públicas não vão abrir.
Continua depois da publicidade
Itapocuzinho
A Prefeitura de Schroeder recebeu 1250 mudas de espécies da Mata Atlântica para revitalizar a orla do rio Itapocuzinho, no bairro Itoupava-Açu. As árvores foram encaminhadas pelo projeto Bunge Natureza.