Em apenas cinco meses, de janeiro a maio deste ano, foram registrados quase 700 boletins de ocorrência na Delegacia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Jaraguá do Sul. Essa quantidade representa um acréscimo de quase 3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 679 ocorrências. Os casos de estupro chamam a atenção. Até maio de 2015, haviam sido registrados 28 crimes sexuais contra crianças, adolescentes e mulheres. Neste ano, no mesmo período, foram 34 registros. Um incremento de 21%. Entre os casos de violência contra a mulher, em 2016, já foram 102 casos de violência física, 266 de ameaça e 84 crimes contra a honra. A delegada Milena de Fátima Rosa acredita que não houve aumento na criminalidade, mas crê que a maior quantidade de boletins de ocorrência se deve à divulgação dos serviços e à atuação das delegacias especializadas.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Primeiro professor surdo
Já está em sala de aula o primeiro professor surdo da rede municipal de Jaraguá. Paulo Sérgio Praxedes ensina a língua brasileira de sinais (Libras) para crianças surdas. A atuação do novo professor é diferente da dos três intérpretes que já atuavam auxiliando nove alunos a entender o que é falado nas escolas. Paulo ensina Libras para as crianças que ainda não aprenderam a se comunicar dessa maneira. Atualmente, duas crianças estão sendo atendidas. A intenção é ampliar o programa.
Continua depois da publicidade
Cidade-piloto para testar programa
Jaraguá foi escolhida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) para ser a cidade-piloto para implantação de uma nova plataforma nacional de gestão escolar. A cidade foi selecionada pelas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e pelos projetos educacionais que desenvolve. No novo programa, os responsáveis pelas escolas municipais vão alimentar um site do governo federal com dados de alunos e funcionários, índices de avaliação e reprovação, problemas encontrados e ações pedagógicas. A partir da experiência em Jaraguá, serão feitos eventuais ajustes na plataforma para posterior implantação nas outras cidades do País.
Protesto por viaduto
Aproximadamente 300 pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram de protesto em cobrança pela finalização do viaduto na avenida Waldemar Grubba, em Jaraguá, neste domingo à tarde. O grupo chegou a fechar a avenida por 20 minutos. Se o primeiro prazo tivesse sido cumprido, a obra teria sido entregue há dois anos. Falta apenas pavimentar o viaduto.
Segurança em debate
O tema de hoje da plenária da Acijs e Apevi é a segurança pública. Vão participar do encontro o delegado regional da Polícia Civil, Adriano Spolaor, e o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Vonk. A plenária, no Centro Empresarial de Jaraguá, começa às 18h e é aberta a comunidade.
Construção de pontes
Foram liberados os recursos duas novas pontes no Bananal do Sul, em Guaramirim. São quase R$ 2 milhões que estavam garantidos pelo Ministério da Integração Nacional desde fevereiro, mas só foram disponibilizados agora. Com o valor na conta, as obras devem começar logo. As pontes estão licitadas.
Continua depois da publicidade