Schroeder começa 2017 trazendo um exemplo aos outros municípios da região. Ciente de que para obter avanços no futuro é preciso planejamento, a Associação Empresarial (Acias) encabeça um projeto que busca o crescimento sustentável do município em cinco, dez, quinze e vinte anos. Será utilizada uma ferramenta da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), chamada de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). A ideia é criar um conselho municipal de desenvolvimento com integrantes dos meios político e empresarial e de entidades sociais. Cada grupo terá cinco integrantes voluntários. O conselho discutirá os pontos de melhorias e as vocações do município. Como exemplo de resultado do DEL, o presidente da Acias, Rogério Maldaner, cita Fraiburgo. Com superprodução de maçãs, o preço pago aos agricultores era baixo. Com o uso da ferramenta de desenvolvimento, o grupo do município decidiu reduzir as plantações e dedicar a área para criação de uma bacia leiteira. Resultado: aumento da arrecadação. Em Itá, outro destaque. Depois de a cidade ser alagada, decidiu-se por desenvolver o potencial turístico com os resorts.

Continua depois da publicidade

Qualidade de vida

“Não há trabalho desse tipo no município, poder pensante nem sempre está à disposição da Prefeitura“, destaca Rogério Maldaner. Com o projeto, a Acias busca o incremento dos potenciais de Schroeder, a melhoria dos pontos fracos e mais qualidade de vida à população. Mesmo em meio à crise, no ano passado, a Associação Empresarial registrou crescimento de 28%. Com o novo traçado da BR-280, Schroeder deverá ficar ainda mais atrativa para investimentos.

Arregaçar as mangas

O prefeito Osvaldo Jurck (PSDB) será o presidente do conselho municipal. À medida que as ideias do grupo surgirem, serão criadas câmaras temáticas, com especialistas convidados para participar. Quando um projeto for aprovado pelo conselho, seguirá ao Executivo, que então formatará a proposta em lei e enviará à Câmara de Vereadores. “O poder público comprou a ideia. Nós sabemos que não podemos só reclamar, precisamos todos arregaçar as mangas. Será um ano de bastante trabalho”, acredita Maldaner.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Foco na inovação

O vice-presidente da Fiesc no Vale do Itapocu, Célio Bayer, avalia que 2017 será um ano dedicado a intensificar os esforços da indústria na área da inovação. Um dos objetivos é assegurar um ambiente estruturado para o desenvolvimento de novos negócios. Uma iniciativa nesse sentido é a conclusão do Instituto Senai de Tecnologia em Jaraguá do Sul. Outra medida é a manutenção do suporte do núcleo de inovação do IEL/SC, que tem a missão de auxiliar as empresas no desenvolvimento de projetos e na captação de recursos disponíveis, dentre eles, o Programa Inova Mais Brasil.

Parceria com o IFC

A Prefeitura de Corupá e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estudam parceria para oferecer cursos técnicos no município. Caso o acordo seja firmado, deve ser oferecida formação gratuita nas áreas de agricultura e turismo. A Secretaria Municipal de Educação deve realizar um levantamento da demanda pelos cursos e de um possível local para ministrar as aulas.