No dia 20 de fevereiro, cinco das 28 academias ao ar livre de Jaraguá terão, novamente, orientação de profissional de educação física. O serviço será oferecido gratuitamente nas academias do Centro (perto da Câmara de Vereadores), Parque de Eventos, Secretaria de Obras, Água Verde (perto da Igreja São Judas Tadeu) e bairro Amizade. De acordo com o coordenador do Projeto Academia da Saúde – Ginástica para Todos, Caius Ananda Xavier dos Santos, neste primeiro momento, as orientações serão das 7h às 9h em dias alternados. Uma agenda será elaborada a partir de quarta-feira. “Implantado há quatro anos, obteve resultados expressivos no combate a doenças advindas do sedentarismo, bem como na manutenção da saúde, além da socialização entre os participantes”, avalia o coordenador do programa.
Continua depois da publicidade
Reforma da Previdência
Os sindicatos de Jaraguá do Sul estão mobilizados contra a proposta de reforma da Previdência, que começou a ser analisada em comissão especial da Câmara dos Deputados. No dia 8 de março, a Intersindical da região realizará um seminário para falar dos impactos das mudanças propostas pelo governo Temer. Os palestrantes serão o advogado Matusalém dos Santos, especialista em direito previdenciário, e o economista da subseção do Dieese na Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (Fecesc), Maurício Mulinari. No mesmo dia, estão previstas panfletagens nas portas das principais fábricas. Ações deste tipo estão previstas para acontecer em todo o País.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Continua depois da publicidade
Piso dos professores e combate ao maruim
A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) aprovou duas moções na assembleia desta semana. Uma de apoio para os professores e outra solicitando a realização de um seminário para agilizar o programa de combate ao maruim. Os vereadores de São João do Itaperiú pedem o cumprimento, por parte do setor da educação, da lei que regula o piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica. Em 2017, esse piso deverá ser de R$ 2.298. A outra moção é do vereador de Jaraguá do Sul Eugênio Juraszek (PP), solicitando aos órgãos responsáveis pelo Programa de Combate ao Mosquito Maruim que encaminhem a realização de seminário para esclarecer as ações de combate ao inseto.
Otimista
Osni Bylaardt (PMDB), presidente da Câmara de Guaramirim, também participou de viagem a Brasília nesta semana em busca de recursos para o município e voltou com impressão positiva das audiências com a bancada catarinense. A comitiva passou pelos gabinetes de 16 deputados e três senadores. Foram encaminhados pedidos de recursos que, somados, chegam a R$ 2 milhões para os setores de infraestrutura turística, desenvolvimento urbano, agropecuário e atenção básica à saúde. As emendas parlamentares devem começar a sair apenas no último quadrimestre do ano, após encaminhamento de boa parte da Lei Orçamentária Anual (LOA). Mas quanto antes pedir o recurso, melhor.
Dá-lhe indicação
Assim como em Jaraguá, em Guaramirim os vereadores começaram o mandato cheios de sugestões e pedidos à Prefeitura. Os temas que mais aparecem são referentes a melhorias no trânsito, com lombadas, manutenção de ruas e operação tapa-buracos, e investimentos em áreas de lazer.