Os organizadores da manifestação contra a corrupção em Jaraguá do Sul demonstraram surpresa com a quantidade de participantes neste domingo. Segundo a Polícia Militar, foram 36 mil manifestantes que saíram da Praça Ângelo Piazera e percorreram a avenida Marechal Deodoro da Fonseca e a rua Reinoldo Rau, num ato que durou quase duas horas. A organização tinha a expectativa de juntar 15 mil pessoas. “Esperamos que as manifestações indiquem uma mudança de rumo no País”, salientou Alexsandro Possani, um dos organizadores do protesto. A manifestação foi pacífica, sem incidentes registrados.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região

Quem apoiou

Durante a semana, entidades empresariais e de classe já haviam manifestado apoio. No domingo, confirmaram presença no protesto representantes da CDL, OAB, Acijs e lideranças de empresas como Duas Rodas, CSM e Malwee – o próprio Wander Weege foi visto nas ruas. Para garantir o uniforme verde e amarelo, teve distribuição de bandanas. Os materiais foram doados por um empresário da região que não quer ter o nome divulgado.

Só com receitas do SUS

Continua depois da publicidade

A partir de hoje só vai ser possível retirar medicamentos nas farmácias básicas, postos de saúde e nas unidades de pronto atendimento médico ambulatorial (Pamas) de Jaraguá com receitas do SUS. Até então, o município entregava remédios também para quem tivesse receitas da rede particular e de convênios. A mudança é para cumprir um decreto federal de 2011. Depois de várias discussões dentro da prefeitura e na câmara, a norma vai ser cumprida. A orientação para quem tem receita da rede privada é procurar a Farmácia Popular do Brasil, onde há medicamentos gratuitos e com descontos. A prefeitura estima que a medida economize R$ 1 milhão por ano.

Vereadores em curso

Começa nesta segunda-feira a oficina de revisão de Leis Orgânicas e Regimentos Internos na Câmara de Jaraguá. Público-alvo são vereadores e servidores públicos, mas o curso é aberto ao público em geral. O instrutor é o servidor do Senado e coordenador de planejamento e fomento do Programa Interlegis, Luís Fernando Pires Machado. O vereador Arlindo Rincos, que preside a Escola do Legislativo da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), acredita que este é um dos eventos mais importantes da instituição.