O Santa conversou com os cinemas de Blumenau para saber como procedem em casos de reclamações dos clientes em relação ao serviço prestado. Confira:

Continua depois da publicidade

Arcoplex

O Arcoplex Cinemas do Shopping Park Europeu afirma que dialogar é a saída mais comum para resolver problemas. A subgerente Camila Hostin diz que o cinema faz questão de devolver o dinheiro quando há falha do cinema: se o áudio está ruim ou o rolo de filme arrebenta, por exemplo. Mas certas regras, como a proibição de lanches que não foram comprados na bombonière, são políticas internas da empresa. Para Camila, seria interessante que houvesse leis específicas para o cinema no Código de Defesa do Consumidor:

– Assim nos sentiríamos mais seguros sobre o que fazer e o cliente saberia quais são os seus direitos.

Continua depois da publicidade

Reclamações podem ser feitas pessoalmente, com a gerência do Arcoplex, ou pelo site da empresa.

Cinépolis

Allan Alexandre Dorneles Gomes, subgerente da Cinépolis de Blumenau, no Norte Shopping, diz que grande parte dos clientes reclama pelo direito de devolver ou trocar ingressos. Sobre os atrasos, Gomes explica:

– Nosso cinema é 100% digital, então o filme tem um relógio próprio. Às vezes, foge do nosso controle saber se aquele horário é o mesmo que está marcado no relógio do cliente que foi assistir ao filme.

Em se tratando de reembolsos, Gomes diz que o cinema só devolve o dinheiro do consumidor em casos extremos – se o filme tiver alguma falha e a exibição for interrompida, por exemplo. Ele sugere o Fale Conosco, central de reclamações no site da empresa, como uma saída para manifestar algum tipo de insatisfação. A empresa promete retornar em até 48 horas.

Continua depois da publicidade

GNC

O GNC Cinemas foi procurado, mas não retornou às ligações e ao e-mail enviado pela reportagem até o fechamento desta edição.

O que diz o Procon

De acordo com Alexandre Caminha, diretor do Procon de Blumenau, não há registros de reclamações contra os cinemas da cidade. O cliente insatisfeito deve procurar o órgão se tiver sido lesado.

– Primeiro se reclama com a administração do estabelecimento. Por obrigação, todos devem ter um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Depois de formalizada a queixa, vai haver um prazo para que a empresa resolva o problema. Se esse prazo não for cumprido, aí, sim, ele pode acionar o Procon – diz Caminha.

Continua depois da publicidade

Outra recomendação é guardar o número do protocolo da reclamação, como prova de que o cliente procurou seus direitos junto à empresa. Depois de notificado pelo órgão, o cinema será legalmente orientado a reembolsar o cliente.