A cineasta Tizuka Yamasaki será um dos destaques do lançamento do Joinville Matsuri 2024, um festival de cultura e gastronomia japonesa, nesta sexta-feira (12), a partir das 17h, no Teatro do Coree International School.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Neta de imigrantes japoneses e nascida em Porto Alegre, Tizuka Yamasaki é diretora de cinema, produtora, roteirista, assistente e designer de produção. Estreou como diretora de longas-metragens com “Gaijin, Caminhos da Liberdade” (1980), exibido no Festival de Berlim e na Quinzena de Realizadores no Festival de Cannes.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A cineasta também dirigiu filmes de Renato Aragão e Xuxa Meneghel. Entre os sucessos de bilheteria, obras como Encantados (2017), Aparecida, O Milagre (2010), Xuxa em O Mistério da Feiurinha (2009), Xuxa Popstar (2000), Xuxa Requebra (2000), O Noviço Rebelde (1997), Fica Comigo (1996), Lua de Cristal (1990), Parahyba, Mulher Macho (1982), entre outros.
Continua depois da publicidade
Ainda, dirigiu minisséries e novelas, entre elas, Pantanal e Kananga do Japão, ambas para a TV Manchete.
No lançamento do evento, o público também assistirá à apresentação da orquestra jovem do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira e vai conhecer a programação completa do Joinville Matsuri 2024.
Veja fotos de outros eventos de cultura japonesa
Evento de cultura japonesa em Joinville
O Joinville Matsuri 2024 vai acontecer de 3 a 5 de maio, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville.
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez na cidade, o evento convida o público a uma imersão na cultura nipônica. Com programação diversificada, o Joinville Matsuri traz como atrações, shows musicais com artistas reconhecidos pela comunidade Nikkei, gastronomia japonesa, desfile e concurso Cosplay, bazar com artigos e guloseimas orientais, apresentação de produtos e serviços.
Os Matsuris (festivais de cultura japonesa) são realizados em diversas regiões do Brasil, especialmente nos estados do Paraná e São Paulo, onde a comunidade Nikkei é mais representativa. O evento também é realizado em grandes capitais como Salvador, Belo Horizonte, Manaus e Rio de Janeiro.
A programação completa deve ser divulgada no lançamento do evento, nesta sexta-feira.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Catarinense garante vaga histórica e revela preparação para as Olimpíadas 2024: “Ansiosa”
Conheça os modelos de carros elétricos e híbridos mais populares em Joinville
Apartamento dos “Jetsons”: como é morar em um dos prédios de luxo mais inteligentes de SC