A última sessão do CINE Lanterna Mágica deste ano exibirá o filme Para Não Esquecer a Guerra, dirigido por Márcia Paraíso, nesta sexta-feira (16). A produção aborda a visão de um grupo de alunos catarinenses sobre Guerra do Contestado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O audiovisual foi eleito o Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), pelo Júri Popular. A produção foi feita pela Plural Filmes em parceria com estudantes e professores da Escola de Educação Básica 30 de Outubro, de Lebon Régis, no Meio-Oeste catarinense. A colaboração também conta com p apoio da Associação Cultural Coração do Contestado e da Prefeitura da cidade.

Fifa anuncia Mundial de Clubes com 32 equipes a partir de 2025

Em Para Não Esquecer a Guerra, alunos de uma escola rural de um assentamento da reforma agrária, situada em território onde aconteceu a Guerra do Contestado, criam e apresentam uma peça teatral sobre o assunto. O enredo se passa dentro de uma igreja de madeira, típica do período, e as expressões sobre o conflito são demonstradas através de texto, dança, poesia e música.

Continua depois da publicidade

Coral de Chapecó leva alegria a diversos municípios

O evento ocorre nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, no Bar e Restaurante Dox Kiridu, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa com a produtora do filme, Nara Hailer, e show da banda La Lestada. A entrada é gratuita.

FILME: “Para Não Esquecer a Guerra” (2022 / 33 min)

  • Direção: Márcia Paraíso
  • Recomendação Etária: 10+
  • Sinopse: Alunos de uma escola rural de um assentamento da reforma agrária, situada em território onde aconteceu a Guerra do Contestado, criam e apresentam uma peça teatral dentro de uma igreja de madeira, típica do período do conflito, colocando seus olhares sobre a Guerra expressos na forma de texto, dança, poesia e música.

SERVIÇO

  • O que: Exibição do filme “Para Não Esquecer a Guerra” (Plural Filmes)
  • Quando: Sexta-feira, 16 de dezembro, às 19h
  • Onde: Bar e Restaurante Dox Kiridu, localizado junto à Pousada do Museu, no Ribeirão da Ilha (Rod. Baldicero Filomeno, 10.106), Florianópolis
  • Ingressos: Gratuito