O Cine Lanterna Mágica promove neste sábado (13) a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. “Novembrada” e “Desterro”, são dirigidos por Eduardo Paredes e foram inspirados em acontecimentos da história. O evento é gratuito e de classificação livre.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Os filmes serão exibidos a partir das 19 horas, seguidos de bate-papo com o cineasta Eduardo Paredes e Heitor Caramez, que atualmente dirige o documentário “Meu Caro Michel. “Novembrada” e “Desterro” falam sobre a Ditadura Militar e a Revolução Federalista em Santa Catarina.

— Os dois filmes conversam, cada um a seu modo, com o cenário político atual. Convidamos os dois diretores para oportunizar à comunidade um contato próximo com quem produz cinema, o que também entendemos como formação de plateia, que é um dos intuitos do cineclube — explica a produtora executiva do cineclube, Fernanda Ozório.

Tudo sobre “Sandman”, série original da Netflix

Continua depois da publicidade

Nesta edição, o cineclube também conta com programação durante a tarde. A feira reunirá brechó solidário, sessão de yoga, venda de produtos de higiene pessoal e autocuidado naturais, venda de instrumentos musicais artesanais, terapia holística e apresentações de dança e música.

Toda a renda do Brechó Solidário será revertida para a Cozinha Comunitária do Ribeirão da Ilha, projeto criado na pandemia e que distribui 3,2 mil refeições por mês à população de baixa renda. Durante o evento, a Cozinha Solidária aceitará doações espontâneas de alimentos não perecíveis.

Ator Paulo Vasilescu lança série repleta de humor e crítica à rede social em Florianópolis

História do clube

O cineclube é idealizado pelo Coletivo Lanterna Mágica, que reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. O nome Lanterna Mágica remete à primeira sessão de projeção de imagens em movimento na, então, Desterro de 1785, quando foi o único povoado do Brasil a receber uma projeção por meio da “lanterna mágica”, um equipamento trazido pelo navegador La Pérouse. O nome remete também às lanternas utilizadas para cultivar ostras, cenário típico do Ribeirão da Ilha. 

O Cine Lanterna Mágica é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. 

Continua depois da publicidade

Serviço

  • O que? CINE Lanterna Mágica – exibição de “Novembrada” e “Desterro”
  • Quando? 13 de agosto (14h: programação prévia; 19h: filmes) 
  • Onde? Escritório na Praia Bar (rua Baldicero Filomeno, 7873).
  • Quanto? Gratuito 

Leia também:

WhatsApp permite esconder que está online e sair de “fininho” de grupos

Mais de 500 pinguins são encontrados em Florianópolis em 2022; saiba como é a recuperação

NSC inicia série de entrevistas com candidatos à Presidência da República