O Cine Esquema Novo já não cabe mais na sala de cinema. Com uma edição extraordinária, que começa nesta quarta-feira e vai até 20 de julho, o festival comemora 10 anos e anuncia seu novo formato: realização bienal, atividades em galerias e espaços públicos e, a partir do ano que vem, uma mostra competitiva que vai pôr, no mesmo nível, curtas, longas, videoinstalações e outras manifestações que fazem uso da linguagem audiovisual.

Continua depois da publicidade

> Leia entrevista com William Raban, principal atração do evento

A abertura, na noite desta quarta, tem tudo para ser o ponto alto do evento – embora seja restrita a poucos privilegiados. Com a presença de William Raban, um barco vai conduzir os convidados do evento pelo Guaíba e exibir, a bordo, Thames Film, que o cineasta inglês lançou em 1986 e no qual reflete sobre as relações entre Londres e o Tâmisa.

A ideia de expansão está no nome da nova fase do festival, agora chamado Cine Esquema Novo Expandido (CEN-E). O conceito remete ao cinema vanguardista norte-americano dos anos 1960, que se espalhou pela Europa (com Raban como expoente) e que ganhou fôlego recentemente com o advento do vídeo digital. As novas tecnologias ajudaram a aproximar definitivamente o cinema das artes visuais – a trajetória dos outros seis cineastas-artistas brasileiros que compõem a programação é exemplar neste sentido.

Continua depois da publicidade

– Convidamos autores conhecidos do público do CEN-E cuja obra, assim como o próprio festival, começou explorando a linguagem cinematográfica e ultrapassou suas fronteiras – explica Ramiro Azevedo, coordenador do CEN-E junto a Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Morgana Rissinger.

São eles Sérgio Borges (diretor do longa O Céu Sobre os Ombros), Guto Parente (do coletivo cearense Alumbramento), Ricardo Alves Jr. (de Permanências, exibido em Cannes), Carlosmagno Rodrigues (realizador de curtas como IGRREV, vencedor do CEN em 2007) e a dupla Distruktur (Gustavo Jahn e Melissa Dullius, radicados em Berlim). Na Usina do Gasômetro, no Santander Cultural e na Galeria Ecarta, todos vão exibir trabalhos recentes, entre curtas, longas e videoinstalações. Tudo com entrada franca e, em alguns casos, com apresentação seguida de seminários com os realizadores (leia mais abaixo).

A mostra competitiva citada na abertura deste texto será implementada no ano que vem, quando, aí sim, o CEN-E tomará sua forma bienal definitiva. A vinda de William Raban, este ano, é uma parceria com a 9ª Bienal do Mercosul, que, por sua vez, vem realizando projetos que discutem a expansão das artes visuais.

Em meio ao intercâmbio de ações, a programação da Bienal, a partir de setembro, apresentará uma mostra de filmes exibidos no CEN-E que dialogam com a obra de Raban. Por certo, filmes que, tanto quanto os desta edição extraordinária do CEN-E, devem escancarar a atualidade do conceito de “cinema expandido”.

Continua depois da publicidade

Trecho de Thames Film:

Programe-se:

> A exibição de Thames Film (1986), nesta quarta, num barco sobre o Guaíba, é só para convidados. Mas seu autor, o inglês William Raban, também apresenta na Capital as videoinstalações About Now MMX (2010), The Houseless Shadow (2011) e Time and the Wave (2013), esta última inédita, todas com abertura às 20h30min desta quinta-feira e visitação até 20 de julho, na Usina do Gasômetro. A master class Materialidade do Tempo: o Suporte Fílmico e a Cidade está com inscrições esgotadas.

> A partir de sexta-feira, têm início as sessões de cinema no Santander Cultural. Serão exibidos filmes às 15, às 17h e às 19h, esta última sessão seguida de seminários com os diretores brasileiros convidados Sérgio Borges, Guto Parente, Ricardo Alves Jr., Carlosmagno Rodrigues e a dupla Gustavo Jahn e Melissa Dullius. Entre os destaques, está o inédito longa-metragem Doce Amianto, de Parente e Uirá dos Reis.

> A partir de terça, dia 25, a galeria Ecarta apresenta videoinstalações dos cineastas convidados do CEN-E. O curso O Filme como Território Comum às Artes Visuais e ao Cinema, com Maria Helena Bernardes, também já está com as vagas preenchidas.

> Confira a programação do evento, diariamente, na Agenda.