Viaturas que poderiam reforçar o policiamento estão paradas no pátio do 17o Batalhão da Polícia Militar de Joinville desde a semana passada. A unidade, que é responsável pela segurança dos bairros da zona Sul, ficou sem poder contar com pelo menos cinco veículos por falta de revisão. Os carros fazem parte de um lote de viaturas novas entregues pelo governo do Estado no ano passado.
Continua depois da publicidade
O problema, segundo o comandante do 17o BPM, tenente-coronel Sandro Zacchi, é que os automóveis alcançaram os 20 mil quilômetros rodados e, por isso, precisam passar por revisão obrigatória. A revisão, diz o comandante, está atrelada a uma autorização e à liberação de verbas por parte do Estado.
Isso porque não podem ser resolvidas por meio de um convênio com a Prefeitura. Há mais demora no atendimento dos pedidos de manutenção feitos ao Estado, pois eles competem com solicitações de outras cidades. Os cinco carros baixados, observa o comandante, eram usados em rondas de segurança do comércio na zona Sul.
– Isso certamente nos prejudica. Demos uma segurada em alguns carros por causa da quilometragem, colocamos outros em substituição. Tivemos uma baixa na parte desta ronda comercial – diz Zacchi.
Continua depois da publicidade
As outras 27 viaturas novas do batalhão também estão próximas de chegar aos 20 mil quilômetros rodados. Mas um pedido de liberação de empenho (recursos) feito ontem, garante o comandante, deve viabilizar a circulação delas e dos cinco carros que estão parados.
– A situação já está resolvida e os empenhos serão liberados. Do pátio, os carros vão direto para a manutenção. Talvez sejam liberados para voltar a rodar no dia.