A três rodadas do fim do returno, o Joinville assumiu a liderança isolada do Campeonato Catarinense e deu um grande passo para solidificar o seu caminho rumo à decisão. Agora, o Tricolor tem dois pontos a mais do que a Chapecoense, vice-líder, e seis de distância para o Figueirense, terceiro colocado. Apesar de o time não jogar um futebol que chame a atenção, a torcida está otimista. E a reportagem de “AN” lista cinco boas razões para acreditar que é possível o Tricolor chegar à terceira decisão seguida do Estadual.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre o JEC

O primeiro motivo é a tabela de jogos, que é favorável ao Tricolor. Das três partidas restantes, duas são na Arena, contra adversários do médio escalão do futebol catarinense: Inter de Lages e Brusque. A outra partida é justamente contra a Chapecoense. Embora o jogo seja no Oeste, se o JEC fizer a lição de casa poderá jogar por um empate contra o Verdão.

Confira a tabela de jogos e a classificação do Catarinense

Outra razão para o JEC acreditar na vaga na decisão é o bom trabalho feito pelo departamento médico do clube. Até agora, o Tricolor não teve desfalques por lesão muscular na competição.

Continua depois da publicidade

O terceiro tópico tem relação com o tempo que o Joinville está tendo para se preparar entre uma partida e outra. Após o duelo contra o Avaí, Hemerson Maria teve uma semana para preparar o JEC que receberia o Camboriú. Agora, terá mais sete dias até o duelo com o Inter de Lages. Para um time tecnicamente limitado, ter esse período ajuda a compensar a falta de qualidade com entrosamento e equilíbrio tático.

Como consequência disso, surge o quarto ponto da equação: o surgimento de jogadores que saem do banco de reservas e ajudam o time a conquistar os resultados. Com tempo para treinar as variações táticas, Hemerson Maria pode contar com jogadores que entram bem nos jogos, como foi o caso de Felipe Alves (contra Metropolitano e Avaí) e William Paulista e Diones (diante do Camboriú).

O quinto e último motivo da lista é o momento certo em que o Joinville iniciou a sua recuperação no Estadual. Apesar de não começar bem a competição, a reação do Tricolor se iniciou de maneira lenta, passo a passo, mas culminou com o time assumindo a liderança na reta final. Se conseguir manter o mesmo nível de concentração nesses últimos três jogos, há grandes chances de a vaga na final deixar de ser apenas um sonho.