Cinco presos fugiram pelo buraco do vaso sanitário Penitenciária de Florianópolis, situado no Complexo Penitenciário da Agronômica, área residencial da Capital.
Continua depois da publicidade
A fuga ocorreu durante a madrugada deste sábado e foi confirmada pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) nesta manhã. Os presos estavam na ala de extensão.
Dos cincos detentos que conseguiram escapar, quatro deles seriam de Blumenau. Um servidor que preferiu não se identificar disse que os fugitivos vieram transferidos do presídio de Blumenau após terem ameaçado de morte o chefe de segurança do local.
Ainda segundo as informações repassadas, os fugitivos são integrantes do Primeiro Grupo Catarinense e teriam escrito as iniciais PGC no chão da cela onde escaparam.
Continua depois da publicidade
Segundo o Deap, os cinco estavam em uma mesma cela e escavaram um buraco pela tubulação de esgoto até a parte externa.
O Deap informou que todas as medidas legais e periciais foram tomadas e a Corregedoria da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania está apurando o caso.
Fragilidade no sistema
Só no começo deste ano, nove presos fugiram do Penitenciária de Florianópolis. Foi a segunda fuga em menos de dois meses, quando os detentos escaparam por uma caixa de esgoto.
Continua depois da publicidade
Na mesma semana, dois presos fugiram pelos fundos da Penitenciária em direção aos morros da região. Em dezembro do ano passado, outros 13 presos conseguiram escapar do presídio.
*Colaborou Diogo Vargas