(Foto: Foto: Arte / NSC Total)

Nas empresas que fazem uso da inteligência artificial atualmente, esta tecnologia tem atendido as áreas mais variadas, contribuindo na otimização dos processos, melhorando o desempenho de algumas funções e, obviamente, a performance dos resultados. Por este motivo, a vinda desta inovação está diretamente ligada a ciência de dados e, como é feito o uso deles dentro da organização.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, compreendemos que, ao falar sobre a ciência dos dados e sua aplicação na inteligência artificial, vale a discussão sobre as particularidades técnicas, e as questões relacionadas à responsabilidade social das empresas e dos profissionais envolvidos.

​Tech SC: acompanhe as principais notícias sobre o universo da tecnologia em SC​

E neste contexto a pergunta permanece: onde ficam as questões de ética e segurança quando o assunto são os dados, principalmente dos clientes?

Continua depois da publicidade

No ano de 2017, quando o uso da I.A. ainda não era tão disseminada, a CEO da IBM, Ginni Rometty, publicou o que ela chamou de “Princípios para a Era Cognitiva”, que são orientações descrevendo os compromissos da IBM Watson em relação ao propósito dos sistemas desenvolvidos.

Embora esta área esteja evoluindo na velocidade da luz, estes são cinco pilares básicos que, assim como a IBM, você pode aplicar no desenvolvimento de uma política de responsabilidade de dados também na sua empresa e no seu projeto de inteligência artificial.

1. Propriedade e responsabilidade dos dados

Um mundo que está sendo remodelado pelo fenômeno dos dados requer clareza em torno dos princípios e regras do caminho para assegurar que os direitos daqueles que o detêm e usam sejam protegidos. Definimos as seguintes áreas-chave da política para garantir a confiança de nossos clientes e comunidades.

2. Fluxos de acesso aos dados

IBM está totalmente comprometida em proteger a privacidade dos dados, o que é fundamental em uma sociedade orientada por dados.

Continua depois da publicidade

3. Segurança e confiança

Como líder global em segurança corporativa, a IBM tem uma perspectiva única sobre as ameaças em rápido crescimento de uma esfera pública e de mercado cada vez mais aberta. “Estamos dedicando nossos poderosos motores de inovação tecnológica para criar as ferramentas para proteger nossos clientes e o comércio global da I.A. E estamos nos apoiando em nosso conjunto global de relações de confiança para reunir empresas, governo, academia e toda a sociedade civil para atender a nossa necessidade coletiva, ao mesmo tempo em que atingimos o equilíbrio crucial entre segurança, privacidade e liberdade”.

4. Dados e inteligência artificial

A partir de nossa longa história de tecnologia de I.A. pioneira e do trabalho que estamos fazendo para ajudar nossos clientes a aplicá-la em todo o mundo, aprendemos que essas capacidades – que são melhor compreendidas como “aumentadas” do que “artificiais” – representam uma força positiva e transformadora para empresas, instituições, governos e indivíduos. Também aprendemos que eles devem ser desenvolvidos de maneira ponderada e responsável.

5. Habilidade de dados e novos trabalhos

A IBM está liderando esforços para garantir que os funcionários em todo o mundo estejam preparados para mudanças tecnológicas e de negócios que estão mudando a maneira de realizar o trabalho e impulsionando a produtividade, o crescimento econômico e a criação de empregos. Estamos trabalhando com os formuladores de políticas para modernizar os sistemas de ensino, a fim de enfatizar as habilidades sob demanda, em vez de graus específicos.

Você já deve ter percebido depois disso que, além de aplicar novas tecnologias na sua empresa, a segurança de dados é vital. Desenvolva, planeje, e coloque em prática com o seu time regras, políticas, diretrizes, restrição de acessos e, especialmente, a conscientização das equipes para que a transparência e a confiança façam parte da rotina de trabalho.

Continua depois da publicidade

Com informações da IBM.

*Henrique Bilbao é diretor comercial da Ezok.