Até o início da tarde deste domingo (28), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina registou seis ocorrências policiais e cinco pessoas foram detidas.

Continua depois da publicidade

Em Palhoça, na Grande Florianópolis, três eleitores foram detidos por terem ingressado na escola Ursulina da Senna Castro, no bairro Caminho Novo, portando bandeiras e protestando. Mesmo após terem sido orientadas pela delegada de prédio que o ato que faziam seria crime eleitoral, elas persistiram na ação e ainda desacataram os polícias militares que faziam a segurança do local. As mulheres foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil de Palhoça.

Em Florianópolis, um eleitor foi detido em flagrante por “violar ou tentar violar o sigilo do voto”, por meio da filmagem da sua votação com um telefone celular. O fato ocorreu no bairro Rio Vermelho, na Escola Maria Conceição Nunes.

Em São Bento do Sul, um eleitor foi detido por divulgação de propaganda por meio de um veículo estacionado em frente ao local de votação.

Em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, houve três ocorrências por derrames de santinhos, porém sem prisões.

Continua depois da publicidade

Em Criciúma, uma família chegou ao local de votação portando legendas de determinado partido e teria sido agredida verbalmente por duas mulheres não identificadas. Houve uma discussão, mas quando a Polícia Militar chegou ao local, as mulheres já tinham ido embora.

Em Joinville, no Norte do estado, um eleitor não identificado teria proferido ofensas verbais a um mesário. Contudo, quando a PM entrou no colégio, o eleitor já havia saído.

Ouça a entrevista com o tenente Apoitia, da Polícia Militar, sobre a ocorrência em Criciúma: