Cinco pescadores foram detidos na madrugada desta quarta-feira durante fiscalização da patrulha da Delegacia Especial de Polícia Marítima (Depom), em conjunto com o ICMBio, na Reserva do Arvoredo, em Florianópolis. As operações são realizadas no litoral do Estado para evitar a pesca predatória e crimes ambientais.
Continua depois da publicidade
Segundo o chefe da Depom, Reinaldo Garcia Duarte, o flagra, que foi o quinto do ano, foi na face sul da Ilha Deserta, que fica na Reserva do Arvoredo, por volta das 3h. Ao avistar o barco da Depom os homens tentaram cortar a rede fixa. Mas a ação foi filmada pela equipe da delegacia.
Os homens foram detidos, a embarcação, as redes e o pescado foram apreendidos e encaminhados para a delegacia, que fica embaixo da Ponte Colombo Salles, na Capital.
De acordo com Duarte, os cerca de 500 quilos de pescado, que ainda devem ser pesados, vão ser encaminhados para o Mesa Brasil, projeto do Sesc, e que irá distribuir para outras instituições a mercadoria apreendida.
Continua depois da publicidade
Na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é proibida a pesca e a navegação. De acordo com Duarte, a navegação apenas é liberada para casos excepcionais, como resgates ou fiscalização no local.