Há sempre um bom motivo para apreciar uma boa obra de arte. Mas para dar uma forcinha a quem ainda não tem esse costume, o Anexo conversou com especialistas no assunto.
Continua depois da publicidade
Abaixo, eles listam cinco motivos para não perder a primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abriu quinta-feira à noite e segue até abril na Fundação Cultural. Anote aí:
1 – Descobrir coisas novas
Artistas de fora estarão na cidade apresentando seus trabalhos. Além disso, quem não teve a chance de prestigiar as obras de Roy Kellermann quando ele ainda estava vivo, a hora é agora.
Continua depois da publicidade
2 – Interagir com as obras
Na mostra Caleidoscópios Humanos, o público poderá interagir com as duas instalações produzidas por ele. Mia Ávila, gerente do MAB, diz que basta olhar através dos caleidoscópios para se encantar com a multiplicidade de cores e formas.
3 – Entender a arte daqui
A identidade artística que Maria Salette Werling deposita em suas telas é prova viva da riqueza artística que temos entre nós. Roy Kellermann, por sua vez, foi e continua sendo um dos grandes talentos das artes plásticas em Blumenau.
4 – Apreciar linguagens diferentes
Ao mesmo tempo em que você poderá curtir o trabalho de artistas com muitos anos de estrada – como Maria Salette Werling e Roy Kellermann -, poderá conhecer obras mais recentes, como as de Roberta Tassinari e Élcio Miazaki. São olhares diferentes sobre a arte.
Continua depois da publicidade
5 – Apurar o olhar crítico
Segundo a artista plástica Maria Goretti Campos Ferreira, a arte possibilita encarar a vida e a cidade onde vivemos de uma forma diferente. Para ela, visitar as exposições do MAB é uma ótima forma de não só compreender a arte, como também avaliá-la.
Fontes: Mia Ávila, gerente do MAB, e os artistas plásticos Maria Goretti Campos Ferreira e Pita Camargo