Mais de 7 mil famílias estão registradas nos projetos de habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Dessas, cerca de 5 mil estão com o cadastro desatualizado e, por isso, não podem concorrer aos sorteios de moradia. Para quem precisa, esse detalhe pode impedir a conquista da casa própria.
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Após nove anos de espera, a família de Andréa Lopes Beirão conquistou um apartamento no bairro Ribeirão Cavalo. Mãe de quatro filhos, ela saiu do aluguel após ser chamada para morar no Condomínio Érika Modrock Menegotti. Entregue há apenas um mês, o conjunto habitacional está com quase todos os blocos ocupados.
– Meu marido ia todos os anos atualizar o cadastro. Mas já havíamos desistido da espera. Até que um dia o telefone tocou e me chamaram pelo nome. Quase não acreditei -relembra Andréa.
Em muitos casos, as famílias atendem aos pré-requisitos, são sorteadas, mas mudam de endereço ou telefone e, por isso, a Prefeitura não consegue localizá-las para entregar a moradia. O sistema tem registros que estão inativos há mais de cinco anos. A renovação do cadastro deve ser feita anualmente na Secretaria de Habitação. O atendimento pode ser agendado pelo telefone 2106-8636 durante o ano todo.
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Segundo o secretário da pasta, Antônio Marcos da Silva, o banco de dados precisa estar sempre atualizado para garantir a eficiência dos programas habitacionais. Seria inviável para a secretaria ligar duas ou três vezes para cerca de 5 mil pessoas, por exemplo. Além disso, um condomínio deve ser inaugurado em 2016 e mais 155 famílias do cadastro serão convocadas.
– Quem realmente está necessitando acaba não sendo beneficiado por questão do cadastro. Já estamos com outro empreendimento encaminhado para o início do ano que vem, por isso é tão importante o recadastramento – afirma o secretário.
Para reverter o quadro de inativos, a Prefeitura planeja lançar uma campanha de conscientização no próximo mês.
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