Os cinco menores municípios de Santa Catarina (que, juntos, não somam nem 7,5 mil habitantes) já têm casos confirmados do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (5), a pequena Jardinópolis, no Oeste, entrou na lista divulgada pelo governo do Estado e se juntou às outras quatro minicidades de SC: Santiago do Sul, Lajeado Grande, Paial e Presidente Castello Branco.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cinco têm 7.330 habitantes — o equivalente, por exemplo, à população do bairro Testo Salto, em Blumenau, do bairro Itinga, em Joinville, ou então do Estreito, em Florianópolis. A menor cidade de todas é Santiago do Sul (pertinho de Xanxerê), com 1.260 pessoas e um caso confirmado de Covid-19 desde 28 de maio (veja abaixo).
Embora tenham poucos casos, duas dessas cidades integram, também, a lista dos municípios com mais ocorrências de Covid-19 para cada 10 mil habitantes, conforme levantamento feito pelo Painel do Coronavírus da NSC. Nesse ranking, a pequena Paial, por exemplo, é a sexta, com índice de 79,73. Já Lajeado Grande é a sétima, com 77,08 casos para cada 10 mil pessoas.
Vale lembrar que três em cada quatro municípios de Santa Catarina já têm ao menos um paciente infectado pelo vírus. Sul do Estado e Vale do Itajaí ainda são as regiões com mais cidades com registro da doença, enquanto a Serra é a área mais preservada. Clique aqui e confira todas essas informações.
Continua depois da publicidade