Museus, praias, serras, canyons. O Sul de Santa Catarina abriga uma variedade de atividades, atrações e locais turísticos para todos os gostos e para visitar independente da estação do ano.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A região conta, por exemplo, com a única mina de carvão aberta à visitação na América Latina e a primeira gôndola navegável construída no Brasil. Veja cinco lugares para conhecer no Sul de SC:

Anita Garibaldi tem descendentes no Brasil? Historiador responde

Mina de carvão

Criciúma, a maior cidade da região Sul de Santa Catarina, possui a única mina de carvão aberta ao público na América Latina. Além de contar a história da região carbonífera, a atração ainda oferece um passeio em uma réplica de locomotiva.

Continua depois da publicidade

A Mina de Visitação Octávio Fontana está localizada no bairro Naspolini e recebe visitantes todos os dias.

Serra do Rio do Rastro

Cortada pela SC-390, a Serra do Rio do Rastro apresenta curvas fechadas e subidas íngremes ao longo de 12 quilômetros de extensão. Durante o percurso, é possível admirar a beleza das paisagens, seja a própria estrada sinuosa ou os paredões com fios de água corrente que costumam congelar no inverno.

Rota dos Canyons

Praia Grande, cidade do Extremo Sul Catarinense, é conhecida como a “Cidade dos Canyons”. Por estar localizada no trecho mais abrupto da Serra do Faxinal, a cidade é cercada por paredões quase verticais, onde onde ficam os canyons mais importantes, como o Itaimbezinho e o Malacara.

Gôndolas

Nova Veneza, além de ser a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, conta com uma gôndola em um pequeno lago artificial na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade. A embarcação foi utilizada nos canais de Veneza, na Itália, e foi doada ao município catarinense em 2006.

Continua depois da publicidade

Para quem quiser navegar, a gôndola do Aguaí Santuário Ecológico é a única embarcação desse tipo navegável no Brasil e fica em Siderópolis.

Museus de Laguna

Laguna conta com dois importantes museus que mantêm viva a memória da cidade e da heroína Anita Garibaldi. Um desses espaços fica localizado na Praça República Juliana, o Museu Histórico Anita Garibaldi que, no passado, abrigava a Câmara de Vereadores do município.

Já a Casa de Anita, onde a heroína morou, tem endereço na Travessa Luís Neri, ao lado da Igreja Santo Antônio.

Veja fotos dos 5 lugares para conhecer no Sul de SC

Continua depois da publicidade

Leia mais

FOTOS: Como e quando visitar os museus de Laguna, no Sul de SC

Como e quando visitar a única mina de carvão aberta ao público na América Latina