Durante a “quarentena” imposta pela pandemia de coronavírus, muita gente está não apenas trabalhando de casa – mas também realizando em casa outras atividades; entre elas, os exercícios físicos: as academias estão abertas desde o dia 22 de abril em Santa Catarina, mas nem todos os alunos retomaram os treinos.
Continua depois da publicidade
“Treinar em casa pode sim trazer ótimos resultados, mesmo que apenas com alguns exercícios bem conhecidos”, afirma o personal trainer Thomas Lucente. “Basta executá-los da maneira correta.” Essa é exatamente a questão mais importante: sem supervisão profissional, os atletas “amadores” correm mais risco de cometer pequenos erros que podem não só comprometer o resultado dos exercícios, mas até mesmo causar dores e lesões.
Convidamos o personal trainer Thomas Lucente (@thomaslucente no Instagram) a mostrar cinco exercícios básicos que podem ser realizados em casa – e também os erros mais comumente cometidos durante a execução. Confira:
Agachamento
Este é um dos exercícios mais conhecidos, mais utilizados em qualquer tipo de treinamento, e um dos mais eficientes também, já que agachar é um movimento funcional que realizamos dezenas de vezes por dia mesmo sem perceber: ao sair da cama, por exemplo, sentar e levantar da cadeira ou do sofá, sair do carro. Mesmo realizado apenas com o peso do corpo, o agachamento pode trazer muitos resultados para quem quer pernas e glúteos fortes, além de ser muito intenso e queimar muitas calorias.
Flexão de braços
É um exercício para os músculos do peito como região principal a ser trabalhada, mas também exercita ombros e costas, responsáveis por estabilizar o movimento. A flexão de braços deve ser realizada com muito cuidado, pois uma má execução pode gerar desconforto ou até mesmo lesões nas articulações dos ombros.
Continua depois da publicidade
Prancha
Com inúmeras variações, as pranchas são as melhores opções para trabalhar o core (combinação dos músculos de todo o tronco, quadril e glúteos). Um ótimo exercício para quem está com dores na região lombar.
Elevação de pelve (quadril)
Excelente para quem quer fortalecer os glúteos e um ótimo aliado para as costas, principalmente a região lombar, já que glúteos fortes aliviam a sobrecarga na lombar em movimentos básicos do dia-a-dia – como se curvar para pegar algo no chão, por exemplo.
Extensão de coluna ou superman
Um dos exercícios mais necessários: o sedentarismo e a digitalização prejudicam cada vez mais a postura do ser humano; e este exercício é excelente para ajudar a corrigí-la.