Cinco escolas municipais de Florianópolis seguem fechadas devido aos estragos causados pelo ciclone subtropical, com fortes chuvas e ventos de até 118 km/h, registrados na madrugada de domingo. Das 34 atingidas em todas as regiões da Capital, a maioria mantém o atendimento normal, mesmo com destelhamentos, falta de água e de luz nas unidades.
Continua depois da publicidade
Na região Leste, a escola Retiro da Lagoa e a creche Elizabete Anderle, na Barra da Lagoa, seguem fechadas. A primeira teve destruição total e a segunda sofreu destelhamento e está sem luz e água.
No Norte da Ilha, a creche Lausimar Maria Laus, do Rio Vermelho, não está atendendo porque teve vidros e telhados quebrados, além da porta do refeitório arrancada.
Duas unidades de ensino do Sul da Ilha estão destelhadas e sem atendimento: Núcleo de Ensino Infantil da Armação e creche Idalina Ochôa do bairro Carianos.
Continua depois da publicidade
Além de queda de árvores, destelhamentos e problemas no abastecimento de água, o ciclone subtropical de domingo deixou 70 mil pontos sem energia elétrica em Santa Catarina, 65 mil deles somente na Grande Florianópolis. Até a tarde desta terça, 8,8 mil unidades permaneciam sem luz em Florianópolis, situação que, segundo a Celesc, será resolvida até à noite.
Já a Casan, informou por meio de nota que o abastecimento de água na Capital será normalizado gradativamente até esta madrugada.
Prejuízos devem ser relatados até segunda
Entidades representativas do comércio, indústria e serviços de Florianópolis têm até segunda-feira (12) para apresentarem informações sobre danos e prejuízos em decorrência do forte vento da madrugada de domingo.
Continua depois da publicidade
O prazo foi dado nesta terça-feira (6) pela Defesa Civil de Florianópolis, prevendo à obtenção de ressarcimento pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Conforme instrução normativa do órgão nacional, o levantamento é imprescindível para o reconhecimento da situação de emergência decretada.
A Defesa Civil convoca, especificamente, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, a seccional local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para que faça comunicação e requisição, aos seus associados.
Continua depois da publicidade
Os dados e prejuízos dizem respeito tanto às perdas estruturais como aquelas relativas a estoques e lucros cessantes.