A Polícia Militar realiza as buscas por cinco detentos que fugiram do Presídio Regional de Jaraguá do Sul, no início da tarde deste domingo. Segundo a PM, os presidiários estavam no pátio durante o banho de sol quando serraram as grades. Eles pularam o muro nos fundos do complexo e fugiram em direção a um matagal. Inicialmente, a corporação havia informado que quatro homens haviam fugido.
Continua depois da publicidade
Até o fim da tarde deste domingo, as buscam foram realizadas com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar. Segundo a PM, os policiais encontraram peças de roupa abandonadas pelos detentos durante a fuga, mas até o momento nenhum foi recapturado. Dois suspeitos tem 25 anos e os outros têm 24, 28 e 30 anos.
A corporação orienta aos moradores da região do bairro Jaraguá 84, onde fica a unidade, a ficarem atentos a qualquer movimentação estranha ou ao verem pessoas em atitude suspeita. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190. A PM não informou os nomes dos detentos e nem as acusações pelas quais eles respondem. O diretor do complexo, Cleverson Dreschler, não foi localizado para falar sobre o assunto.
A última fuga no Presídio Regional de Jaraguá do Sul ocorreu em janeiro, quando um detento que cumpria pena no regime semiaberto e realizada serviços no prédio da administração aproveitou para escapar quando o portão eletrônico foi acionado.
Continua depois da publicidade
Em 2011, a unidade foi alvo de uma rebelião, quando um agente penitenciário foi feito refém por 87 presos da Ala A. A rebelião acabou depois que os detentos entregaram uma carta de reivindicações aos representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público. Esses presos foram transferidos para outras unidades.