Instalado na segunda cidade mais antiga de Santa Catarina, o Farol de Santa Marta é a maior estrutura construída com óleo de baleia no mundo. A edificação, que fica em Laguna, no Sul do Estado, completou 133 anos de inauguração no dia 11 de junho.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ao longo desse tempo, a construção histórica guardou fatos únicos e interessantes. Confira abaixo as principais curiosidades sobre o Farol de Santa Marta.

Lugar perigoso

Situado em uma comunidade de pescadores, o Cabo de Santa Marta foi um dos primeiros acidentes geográficos registrados no Brasil. O local possui uma elevação de 45 metros de altura em relação ao nível do mar. Nesse ponto, a linha da costa muda e se torna mais baixa com dunas por mais de 500 quilômetros em direção ao Sul do país.

No passado, o trecho perigoso se tornou um cemitério de navios e embarcações menores, e os marinheiros pediam por mais segurança. Com isso, em 1883, a Marinha Imperial decidiu construir um dos faróis mais potentes da América Latina.

Continua depois da publicidade

Saiba quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna sem agendamento

Fabricação francesa

À época, era preciso ter um facho luminoso que ultrapassasse o alcance de 20 milhas náuticas. Com isso, o aparelho ótico do farol foi construído sob encomenda na França, pela empresa Barbier, Benard & Turenne, e pesa mais de uma tonelada.

O sistema luminoso é constituído por uma lanterna que mede três metros de altura e 2,66 metros de diâmetro. Para chegar ao aparelho, é preciso subir mais de 140 degraus de escada em espiral.

Como e quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna

Estrutura do radiofarol

Um dos pontos mais famosos de Laguna foi construído com pedra, areia, barro e óleo de baleia. Inaugurado em 11 de junho de 1891, o radiofarol é um conjunto de construções: torre (farol) de 29 metros, Estação Rádio, quatro residências acopladas ao corpo do farol, três residências independentes e uma construção onde ficam os geradores de emergência.

O Farol de Santa Marta é a maior estrutura do mundo construída inteiramente com óleo de baleia, segundo a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna). O óleo utilizado veio da baleia-franca, que costuma migrar para a região no inverno.

Continua depois da publicidade

Com sede em SC, um dos melhores clubes do Brasil completa 100 anos

Alcance

À noite com céu limpo, o alcance luminoso chega a 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros. Já o alcance geográfico, visível durante o dia com céu claro, é de 22 milhas náuticas, o que dá 40,7 quilômetros.

Lenda

O local carrega muitas histórias. Uma delas é a lenda sobre um acidente que teria acontecido em 1737, ao Sul do Cabo. Na ocasião, uma nau espanhola chamada Santa Marta naufragou devido a uma rebelião.

Assim, aproximadamente 200 náufragos foram para Laguna, onde buscaram ajuda. Foi a partir dessa lenda que o local foi batizado com o nome de Cabo de Santa Marta.

Veja fotos do Farol de Santa Marta

Continua depois da publicidade

Leia mais

Conheça a curiosa história da capela submersa em SC

FOTOS: Conheça o castelo medieval que é atração em Santa Catarina