Criciúma é a maior cidade do Sul de Santa Catarina, com uma população de pouco mais de 214 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Ela é conhecida nacionalmente como a Capital do Carvão por conta da ligação com a mineração.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Mas a sua história vai além e é repleta de outras curiosidades que ajudam a entender como a cidade se desenvolveu. Confira algumas abaixo:
Imagens históricas mostram o legado da imigração italiana em Criciúma
Origem do nome
Os primeiros imigrantes chamaram a cidade de Cresciuma devido ao capim de mesmo nome que era bastante presente na região. A palavra é originária de um termo Tupi, Kyruy-Syiuâ.
Continua depois da publicidade
Na década de 1940, o nome do município passou de “Cresciuma” para “Criciúma”, por meio da lei estadual nº 247 de 30 de dezembro de 1948.
Imigrantes
Vindos da Itália, os primeiros imigrantes iniciaram o processo de colonização do município em 6 de janeiro de 1880. À época, conforme registros históricos, 22 famílias começaram o povoado. Foram esses colonizadores que batizaram a cidade com o nome dado ao capim.
Depois, vieram os africanos, poloneses, alemães, espanhóis, portugueses e árabes. Hoje, esses imigrantes formam as “sete etnias” colonizadoras de Criciúma.
Ouro negro
Durante boa parte da história, o carvão foi a principal atividade econômica de Criciúma. Descoberto ainda no século 19 na região, muitas indústrias surgiram no setor e impulsionaram o crescimento da cidade.
Continua depois da publicidade
O carvão fez sucesso e gerou bastante lucro para essas empresas e, por esse motivo, ficou conhecido como “ouro negro”. Até hoje, o município carrega o título de Capital Brasileira do Carvão.
Primeiro prefeito
Em 4 de novembro de 1925, Criciúma se emancipou de Araranguá. Pouco tempo depois, Marcos Rovaris foi escolhido como o primeiro prefeito da cidade. Ele governou Criciúma de 1926 a 1930.
Cidade dos parques
Depois de se consolidar como a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico, Criciúma ganhou um novo título recentemente. Desde 2023, a cidade também é conhecida como a Capital Catarinense dos Parques Urbanos.
Isto porque o município tem quatro grandes parques espalhados por diversas regiões do território: Parque das Nações, Parque da Prefeitura, Parque dos Imigrantes e Parque Astronômico.
Continua depois da publicidade
Veja fotos históricas da Capital do Carvão
Leia mais
Conheça os pontos turísticos mais visitados em Criciúma
FOTOS: Casas de pedra mantêm viva a história da imigração italiana no Sul de SC