Cinco companhias aéreas europeias -Air France-KLM, EasyJet, IAG, Lufthansa e Ryanair- anunciaram nesta quarta-feira uma aliança para pressionar as autoridades e melhorar sua competitividade mediante um corte de gastos, em um contexto de forte concorrência com companhias do Golfo.

Continua depois da publicidade

Essa nova asociação batizada de Airlines for Europe (A4E), é uma união inédita entre companhias tradicionais (Air France-KLM; IAG, a matriz da British Airways, a Ibéria, e a Lufthansa) e seus jovens concorrentes de baixo custo, Easyjet e Ryanair.

“A aliança deve representar os interesses de seus membros nas negociações (…) com instituições europeias, as organizações internacionais e os governos”, disse em um comunicado a Airlines for Europe (A4E).

Os presidentes dos cinco grupos exigem uma ação imediata e denunciam os “importantes monopólios aeroportuários, os altos custos, os impostos e a ineficácia”, que segundo eles caracterizam a aviação.

As companhias citam um estudo recente que indica que, enquanto os custos aeroportuários aumentaram “cerca de 90%” desde 2005 nos dez maiores aeroportos, o “preço médio das passagens caiu 20% no mesmo período”.

Continua depois da publicidade

jhe-sw/fpo/gib/me/mb/cc