Algumas cidades do Sul de Santa Catarina oferecem uma experiência de viagem no tempo aos seus visitantes. Municípios como Criciúma, Laguna e Tubarão mantém viva suas raízes que podem ser conhecidas por meio de atrações turísticas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O que há para explorar na região
Criciúma
Conhecida como a capital do carvão, Criciúma é um destino que combina história e desenvolvimento industrial. A cidade abriga a única mina aberta ao público na América Latina. Por isso, essa atração é uma parada obrigatória para quem deseja aprender sobre a mineração de carvão e seu impacto na região.
Laguna
Com 348 anos recém completados, Laguna está entre as cidades mais antigas de Santa Catarina. O Centro Histórico do município conta com construções coloniais preservadas, como Casa de Anita Garibaldi. Laguna também possui um monumento do Tratado de Tordesilhas.
Pedras Grandes
Com forte presença da imigração italiana, Pedras Grandes possui construções impressionantes conhecidas como “Casas de Pedra”. Uma delas, chamada de “Casa Strauss”, foi construída em 1890 e tornou-se patrimônio histórico de Santa Catarina em 1998.
Continua depois da publicidade
Tubarão
Assim como Criciúma, Tubarão também foi impactada pela indústria carbonífera. Hoje, uma forma de “voltar ao passado” é por meio dos passeios de Maria Fumaça realizados na cidade e nos municípios vizinhos na estrada de ferro da Ferrovia Tereza Cristina (FTC).
Araranguá
A partir da abertura do Caminho dos Conventos, Araranguá fez parte da primeira rota oficial do tropeirismo no Brasil no século 18. Boa parte de sua história é ligada ao turismo religioso. A cidade tem a paróquia mais antiga da Diocese de Criciúma, instalada em 1848 e é dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira de Araranguá.