Os exames realizados em cinco pacientes que estiveram na emergência do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt tiveram resultado negativo para a presença da bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) no organismo. Na manhã desta quinta-feira, três mulheres e dois homens já puderam deixar o isolamento, situação com a qual conviviam desde a última sexta-feira, quando foi levantada a suspeita de contágio pelo microrganismo super-resistente.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Joinville e região
Assim que um senhor de 75 anos chegou à emergência do hospital, todos os quatro pacientes que estavam na mesma sala seguiram para isolamento. Ele já tinha ficado internado no hospital e teve diagnóstico positivo para a KPC confirmado em 2014. Como permanece um ano sob monitoramento, a providência do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar foi isolar o senhor e todos que dividiram com ele o mesmo ambiente.
Nota oficial do Hospital Regional
Continua depois da publicidade
“A Direção e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt informam que as culturas de vigilância (exames laboratoriais) coletados dos contactantes do caso de Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (conhecida popularmente como KPC) estão todos NEGATIVOS.
Em cada paciente, foi realizada a cultura de swab nasal, retal, hemocultura, urocultura e lavado brônquico. Sendo assim, todos os pacientes colocados em precaução de contato por medidas de segurança estão sendo liberados dos leitos de isolamento, já que não houve colonização/infecção.
O caso índice será mantido em isolamento. Suas culturas de vigilância, porém, também estão NEGATIVAS”.
Continua depois da publicidade