A quarta edição da Expo Tattoo começou na tarde desta sexta-feira em Florianópolis. O evento vai até domingo e reúne mais de 500 tatuadores do Brasil e do exterior. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo CentroSul nos três dias de evento.

Continua depois da publicidade

No início do primeiro dia de convenção, o clima ainda era de montagem e preparação para receber os visitantes. Alguns tatuadores já trabalhavam em suas “telas”, realizando as tatuagens que devem participar do concurso para eleger o melhor trabalho.

Confira o que você pode fazer durante a Expo Tattoo:

1 – Fazer uma tatuagem na hora

O promotor de justiça Leandro Volochko, de Mato Grosso, conta que está em de passagem por Santa Catarina e decidiu visitar a Expo Tattoo sozinho no início da tarde desta sexta-feira. Depois de conferir os estandes, escolheu o tatuador Luciano Sabbadin, do Rio de Janeiro, para complementar uma tatuagem que já tinha no ombro. O desenho começou a ser desenvolvido a mão livre pelo artista e deve ficar pronto ainda hoje.

Continua depois da publicidade

Luciano Sabbadin, do Rio de Janeiro, tatua o promotor de justiça Leandro Volochko, do Mato Grosso.
Luciano Sabbadin, do Rio de Janeiro, tatua o promotor de justiça Leandro Volochko, do Mato Grosso. (Foto: Betina Humeres / DC)

Assim como Volochko, qualquer visitante da feira pode realizar uma tatuagem na hora. Alguns tatuadores já levam desenhos que vão disponibilizar na feira e outros aceitam desenvolver a arte na hora. É possível encontrar profissionais para todos os estilos, como colorido, preto e branco, aquarela, com traços delicados ou relacionadas a jogos ou filmes.

Chico Morbene, especialista em realismo, tatua Hélio Paulo Júnior, de Itajaí
Chico Morbene, especialista em realismo, tatua Hélio Paulo Júnior, de Itajaí (Foto: Betina Humeres / DC)

Alguns clientes, como Hélio Paulo Júnior, de Itajaí, combinam com o artista com antecedência para poder realizar a tattoo durante o evento. Ele conta que começou a fazer uma tatuagem com o gaúcho Chico Morbene em Porto Alegre, destaque no realismo, e marcou de terminar o trabalho em Florianópolis.

2 – Conferir uma superprodução em tempo real

Muitos dos 500 tatuadores levam uma arte para participar do concurso de melhor tatuagem, que tem que ser realizada durante o evento. Alguns trazem algum amigo como tela e outros buscam por uma “pele”, alguém que tope tatuar o desenho já desenvolvido, no evento da exposição no Facebook.

Rafael Garcia é a tela do amigo Vino Morais, tatuador que veio de SP para concorrer na categoria oriental
Rafael Garcia é a tela do amigo Vino Morais, tatuador que veio de SP para concorrer na categoria oriental (Foto: Betina Humeres / DC)

O tatuador paulista Vino Morais já estava há 1h40min desenvolvendo um trabalho na pele do amigo Rafael Garcia, que veio com ele para o evento. Garcia costuma servir de tela para Vino, que vai participar da competição pela primeira vez. A expectativa era que a arte, que se enquadra na categoria oriental, ficasse pronta em mais 6 horas.

Continua depois da publicidade

3 – Realizar uma avaliação para remover uma tatuagem

Pode parecer contraditório, mas um dos estandes que mais atrai pessoas é o de uma clínica de Florianópolis que remove tatuagens em sessões à laser. O cirurgião plástico Eduardo Arnaut realiza a avaliação da tatuagem que a pessoa quer remover na hora e passa o orçamento.

(Foto: Plenna Laser / Divulgação)

Entre as tattoos mais indesejadas estão nomes de pessoas e tatuagens muito antigas. A procura pelo serviço é tão alta que, em apenas um dia, são realizadas entre 60 e 70 sessões.

4 – Assistir a realização de uma tatoo surpresa

O tatuador Natan Holtz, de Florianópolis, propôs uma tatuagem surpresa durante o evento. A pessoa tatuada será selecionada por meio de um sorteio na tarde desta sexta-feira e a arte está marcada para sábado.

CARA DE COSTAS

(Foto: Betina Humeres / DC)

O inusitado é que a pessoa vai estar vendada durante o processo e só vai saber o que terá eternizado na pele depois que a arte estiver pronta. O tatuador deve conferir as redes sociais do sorteado para desenvolver uma proposta que tenha relação com a personalidade. O processo pode ser conferido ao vivo no estúdio de vidro de Holtz dentro do evento.

Continua depois da publicidade

5 – Aproveitar as atrações culturais e lojas

A maioria dos estandes são de estúdios de tatuagens, mas alguns vendem piercings, roupas, objetos de decoração e acessórios. Quem é profissional da área pode aproveitar o evento para comprar instrumentos de trabalho.

(Foto: Betina Humeres / DC)

Durante o evento também são realizadas apresentações culturais, com as as bandas Blame, Fred Lee, Conspirancy 666, Invvicta e Magnólia, e apresentações artísticas com a Anonymous Malabares, Zumbie Punk, suspensão corporal, dançarino tribal Guilherme Troiano, dança do ventre, pole dance, desfile de moda e o manezinho Darci.

(Foto: Betina Humeres / DC)

Sexta:

16h – Banda Magnólia

17h – Apresentação artística

19h – Banda Invvicta

Sábado:

15h – Apresentação artística

15h30 – Dança tribal e dança do ventre

17h – Miss Tattoo 2017

18h30 – Desfile Ink Gloss

19h – Banda Snakesun

Domingo:

14h – Batalha de Rap

15h – Show com Negro Rudhy

16h – Apresentação Artística

16h15 – Dança tribal e dança do ventre

16h30 – Stand Up Comedy com o mané Darci

17h – Banda Conspiracy 666

17h20 – Show de suspensão corporal

18h30 – Apresentação Artística

19h – Banda Fred Lee

AGENDE-SE

O quê: Expo Tattoo Floripa

Quando: sexta, sábado e domingo, das 13h às 22h

Onde: CentroSul Florianópolis – Av. Governador Gustavo Richard, 850

Quanto: R$ 30 (inteira) ou R$ 15 mais um litro de leite (meia solidária), à venda no local.

Informações: www.facebook.com/expotattoofloripa