Muito antes de ser o mais jovem piloto a conquistar um título mundial de Fórmula-1 em 2005, Fernando Alonso já mostrava seu talento precoce no kart. Foi na categoria escola do automobilismo que o espanhol provou que poderia ser um grande piloto após vencer os campeonatos espanhol e italiano e o Mundial Júnior em 1996, cinco anos antes da estreia na F-1.

Continua depois da publicidade

A primeira vez que guiou um kart, o piloto espanholo tinha três anos de idade. O kart havia sido construído pelo pai José Luis, um apaixonado pela categoria, para sua irmã Lorena, de oito anos de idade. Mas diante do desinteresse da irmã, foi Fernando que gostou da brincadeira e o pai foi obrigado a adaptar os pedais para o pequeno piloto.

O primeiro título foi conquistado em 1988, após vencer as oito corridas do campeonato na categoria infantil. Com sete anos na época, Il Nano, como é chamado pela família, já competia com garotos de 11 a 13 anos. Em 1990, o espanhol levantou dois troféus na categoria cadete: campeão de kart das Astúrias e do País Basco, regiões do Norte da Espanha. No ano seguinte, a família percebeu que não poderia mais sustentar financeiramente a paixão do filho, devido à mudanças técnicas na categoria.

A única forma seria vencer corridas e atrair patrocinadores. Um importador de karts (Genis Marco, da Genikart) se ofereceu para captar investidores e se tornou o patrocinador do jovem piloto. Com idade para correr na categoria cadete, ele já usava uma autorização especial para correr na categoria acima, 100cc.

Continua depois da publicidade

Apesar da juventude, ele se tornaria campeão espanhol em 1993 e 1994. Esse último título nacional lhe valeu uma vaga no Mundial da categoria de 1995. Fernando terminou o evento em terceiro lugar. A vitória ficou com o finlandês Kimi Raikkonen, que se tornaria seu adversário anos mais tarde na F-1.

Os últimos anos do espanhol no carrinho foram avassaladores. Em 1996, Fernando ganhou mais um título espanhol, além do Troféu Festival da Itália, do Grande Prêmio de Marlboro e o Campeonato Mundial Júnior. Em 1997, ganhou o quarto título espanhol, além do campeonato italiano e o europeu na categoria Internacional A.

No último ano, o futuro “Princípe das Astúrias” voltou a ganhar o campeonato espanhol, além do tradicional Troféu Paris-Bercy e chamou atenção do ex-piloto de Fórmula-1, Adrian Campos. O conterrâneo lhe ofereceu uma chance de guiar um monoposto de sua equipe na Fórmula Nissan, ainda em 1998. Após passar por essa categoria, Alonso ainda correu na F-3000 (atual GP2), antes de entrar na F-1 pela modesta Minardi em 2001.

Continua depois da publicidade