Nem chegaram os playoffs ainda e os jogos da Superliga Masculina de Vôlei já andam com cara de final. Foi assim a vitória da Cimed sobre o Vôlei Futuro por 3 sets a 2 (23/25, 34/36, 25/20, 31/29 e 15/8) na noite desta segunda-feira, em Araçatuba, em jogo adiado da terceira rodada.
Continua depois da publicidade
O cubano Camejo, de 2m07cm, mostrou toda a força de ataque característica do vôlei de Cuba e foi comandando o time da casa no início do jogo. Quando os catarinenses aprenderam a segurar o atacante, passaram a ter maior volume de jogo e com três contra-ataques seguidos abriram 9 a 6 no placar.
A diferença se manteve até que o levantador Ricardinho entrou em quadra. Ele se recupera de lesão muscular e não atuou na última partida, na vitória sobre outro candidato ao título, o Pinheiros/Sky de Giba, Rodrigão e Gustavo. A Cimed vencia por 17 a 13 quando Ricardinho entrou em quadra, em uma inversão do sistema 5-1 (quando um atacante entra na vaga do levantador para aumentar a altura dos homens da rede, e o levantador reserva substitui um atacante no fundo de quadra).
Ricardinho melhora o Vôlei Futuro
Coincidência ou não, os catarinenses começaram a errar muito depois da substituição, principalmente no ataque. Comandado por Ricardinho, o Vôlei Futuro encostou no marcador, mas na reta final o excesso de confiança que costuma acompanhar a genialidade acabou atrapalhando o ex-levantador da Seleção Brasileira, que forçou duas bolas com o central Aurélio e a Cimed abriu a vantagem que precisava para fechar o set.
Continua depois da publicidade
Na parcial seguinte, Ricardinho também foi poupado no início e entrou na reta final. Um final, aliás, emocionante. Os dois times foram virando bola até que o oposto Bob definiu a parada com uma defesa e um contra-ataque, no ponto que deixou a Cimed com a bola do set e com um ponto de saque para decretar o 2 a 0.
Com a derrota parcial, o levantador precisou ir para o sacrifício. Entrou em quadra desde o início do terceiro set e o Vôlei Futuro mandou no terceiro set, vencendo também o quarto após um erro de passe do líbero Thales no momento de definição. No tie-break, os visitantes erraram menos e fizeram a festa em Araçatuba.