Um evento natural de enormes proporções nos Estados Unidos vem sendo monitorado pela comunidade científica: o “apocalipse de cigarras”, conhecido como “cigarralipse”. No mês de abril, cerca de um trilhão destes insetos devem emergir da terra, onde passam boa parte de suas vidas, e ocupar até 17 estados do país com seu som característico.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo o portal Um Só Planeta, em efeito superenxame, o som das cigarras pode parecer com a turbina de um avião e por isso muitos moradores estão assustados. Alguns chegaram até a contatar a polícia local.

Na região de Neuberry, no estado da Carolina do Sul, as autoridades precisaram emitir um comunicado para instruir e acalmar a população sobre o fenômeno. Em sua página do Facebook, na terça-feira (23), a delegacia da cidade publicou o seguinte comunicado:

“Recebemos várias ligações sobre um barulho que parece uma sirene, um gemido ou um rugido. O som é de cigarras. As cigarras são uma superfamília de insetos que aparece a cada primavera. As ninfas viveram no subsolo por 13 a 17 anos e agora desta vez estão eclodindo. Embora para alguns o barulho seja irritante, eles não representam perigo para humanos ou animais de estimação. Infelizmente são os sons da natureza”.

Continua depois da publicidade

Duas grandes ninhadas de cigarras estão emergindo simultaneamente nos EUA, uma concentrada nos estados do Meio-Oeste e a outra no Sul e Centro-Oeste americano. O acontecimento raro se deve a uma coincidência de ciclos entre dois grandes enxames, que estão “brotando” juntos. Um deles vem de um ciclo de 17 anos, enquanto outro, de 13.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Dia Nacional da Terra: é possível produzir alimentos e cuidar do meio ambiente?

Recifes brasileiros vivem “tragédia ambiental” com nova onda de branqueamento de corais