Um dos mais aguardados combates do UFC dos últimos tempos será disputado no início da madrugada deste domingo, em Las Vegas, nos Estados Unidos. É a revanche do norte-americano Cain Velásquez contra o catarinense Júnior Cigano dos Santo, atual campeão. Em disputa, o cinturão do título dos pesos pesados.
Continua depois da publicidade
Reconhecido como um dos melhores boxeadores do UFC na atualidade, o lutador nascido em Caçador e radicado em Salvador, na Bahia, espera repetir a estratégia do primeiro duelo com Velásques, que lhe valeu o cinturão. O objetivo é não deixar o adversário levar a luta para o chão.
– Ele vai tentar me jogar e vou nocauteá-lo de novo, podem anotar – desafiou Cigano.
As principais armas do catarinense são a veloz combinação de socos cruzados e diretos e a extrema facilidade com que executa chutes altos, rápidos e fortes, mesmo com 1m93cm de altura e 108 quilos de peso. Atleta do Corinthians desde agosto, Cigano passou a treinar na academia do Parque São Jorge focado principalmente em tentar manter Velásquez em pé.
Mas ciente de que dificilmente vai conseguir repetir um nocaute tão rápido (64 segundos) como no primeiro combate, ele aperfeiçoou também os golpes de jiu-jítsu e, inclusive, conseguiu a faixa-preta da arte marcial aperfeiçoada pela família Gracie durante o período de treinamento.
Continua depois da publicidade
– Não se preocupe que, se a luta for para o chão, estou mais do que pronto – avisou o catarinense.
Velásquez reclamou que, no primeiro combate entre os dois, lutou com uma lesão no joelho direito. Agora, 100% fisicamente, promete recuperar o título, embora o catarinense também tenha lutado com um lesão no joelho que resultou em um cirurgia duas semanas após a conquista do cinturão.
– Foi duro vê-lo com o cinturão, mas vou recuperá-lo. Não é o cinturão dele, é meu – provocou o norte-americano.
O lutador dos Estados Unidos mostrou-se empolgadíssimo para a luta deste sábado.
– Estou muito motivado, penso nisso há mais de um ano. Aprendemos muito nesse período, e ambos mudamos. Conseguir uma revanche é tudo o que queria – afirmou.
Continua depois da publicidade
Mãe do lutador Cigano faz orações e promessas para o filho
O lutador catarinense Junior Cigano dos Santos entra no octógono na madrugada de domingo, em Las Vegas, para colocar em jogo o cinturão dos pesos-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC).
A revanche com o norte-americano Cain Velásquez, de quem ele tirou o título por nocaute em 2011, está exigindo orações constantes à mãe do atleta, que mora em Caçador.
Maria de Lourdes Almeida é devota de Nossa Senhora Aparecida, a quem também já pagou promessas para ver o filho vivo. Ela relembra que no parto de Cigano os dois corriam risco de morte. E o pequeno, que chegou a nascer com ossos do nariz e do maxilar quebrados por ser muito grande, já se mostrava um lutador.
A mãe do atleta conta que, quando Cigano tinha seis dias de vida, os dois foram até uma gruta da Padroeira do Brasil que fica em Campina da Alegria, no Meio-Oeste catarinense, para agradecer pelo que ela considera um milagre. Maria afirma que chovia muito naquele dia, mas a santa teria dado sinais de que o esforço seria compensado.
Continua depois da publicidade
– Quando chegamos à gruta, a chuva parou e o sol deu as caras. Até hoje o Cigano confia muito nas minhas orações e sempre pede para que eu tenha fé. Já fiz promessa para ele melhorar do joelho, quando ele venceu Velásquez e conquistou o cinturão – afirma.
Maria se refere à lesão que Cigano teve 11 dias antes do confronto com o norte-americano. Na época, a recuperação do atleta foi considerada rápida e excepcional. Tanto que, apesar da dificuldade, ele conquistou o título da categoria por nocaute.
Conforme a mãe do lutador, foram as orações, a dedicação e o talento de Cigano que o levaram ao topo da lista dos pesos-pesados. Após tantas dificuldades, principalmente financeiras, hoje a família trocou a casa em um bairro humilde por um amplo apartamento no Centro de Caçador, presente do lutador.
– É um orgulho poder melhorar de vida depois de tanta batalha. Mas, continuamos levando a mesma vida, cada com seu trabalho. Os pés permanecem sempre no chão – garante.
Continua depois da publicidade
Família e amigos vão se reunir para assistir luta Apesar do novo endereço, a tradicional reunião entre a família e os amigos para assistir a luta de Cigano está confirmada para o próximo sábado. Depois, caso o lutador garanta a vitória, deve haver uma carreata pelas ruas de Caçador.
Mesmo que a distância, os amigos fazem questão de mandar boas energias para o campeão dos pesos-pesados do UFC. Para ver o campeão de perto, eles terão de esperar mais um pouco. Conforme a mãe de Cigano, o lutador deve visitar a familiares caçadorenses apenas no final de janeiro.