Cientistas da Escola Politécnica Federal de Zurique (EPFZ) conseguiram curar a artrite em ratos e estudarão o novo tratamento em seres humanos a partir do ano que vem . O sucesso da pesquisa foi divulgado em um comunicado do EPFZ, publicado nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
A poliartrite crônica é uma inflamação das articulações muito dolorosa que afeta aproximadamente 1% da população mundial. Até agora, só existiam medicamentos que detinham ou estabilizavam a doença, que causa a degeneração da cartilagem e dos ossos.
A equipe da EPFZ conseguiu curar completamente os ratos, graças a um anticorpo “armado” combinado com um medicamento já disponível, o Dexamethason. Este método teve êxito em ratos, explicou a pesquisadora Teresa Hemmerle. Os cientistas testaram o anticorpo “armado” e o remédio nos ratos. Quando aplicado unicamente um dos dois tratamentos, não houve efeito. Mas quando os dois tratamentos foram aplicados simultaneamente, as inflamações desapareceram em poucos dias.
O projeto é apoiado pela comissão federal para a tecnologia e a inovação. Os dois testes serão realizados pela empresa de biotecnologia Philochem, instalada perto de Zurique.
Continua depois da publicidade
*AFP