Um grupo de pesquisadores da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha e da Universidade de Greifswald, na Alemanha, anunciou ter descoberto uma forma de curar os cabelos brancos com um remédio. Segundo eles, a causa do aparecimento destes cabelos é um processo natural chamado “estresse oxidativo”. Com o envelhecimento, os cabelos passam a acumular peróxido de hidrogênio, um descolorante que tira a cor natural do cabelo.
Continua depois da publicidade
O tratamento descoberto pelos cientistas consegue remover o peróxido de hidrogênio, que no estado aquoso é conhecido comercialmente como água oxigenada.
Pacientes com vitiligo, doença em que a pessoa fica com manchas esbranquiçadas devido a falta de melanina, foram submetidos ao teste. Os pesquisadores descobriram que a droga pseudocatalase modificada é capaz de repigmentar a pele o os cílios destes pacientes.
O estudo foi publicado na publicação especializada da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (Faseb). O editor-chefe da revista comentou que é primeira vez que um tratamento ataca a raiz do problema, já que existem muitos remédios que somente escondem os cabelos grisalhos.
Continua depois da publicidade