Lembra aquela imagem do cientista genial e maluco, todo desgrenhado e desleixado com a própria aparência? Pois essa imagem está sendo colocada em xeque por uma mudança no comportamento dos maiores fabricantes mundiais de acessórios, sapatos, roupas e equipamentos eletrônicos de uso pessoal. Segundo analistas, 2014 será o ano da conexão definitiva entre a ciência e a moda. O ano da tecnologia para vestir é como especialistas estão definindo 2014.

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Dois movimentos significativos confirmam essa tendência. Ex-presidente da Burberry, Angela Ahrendts trocou a grife inglesa por um posto na Apple. Para a revista Forbes, este foi um dos 10 negócios mais significativos de 2013. Semanas antes, Paul Deneuve abandonou o posto de diretor executivo da Yves Saint Laurent para fazer companhia à Angela na empresa da maçã.

Um estudo da consultoria Juniper Research concluiu que o valor de itens que mesclam moda e tecnologia, como óculos, pulseiras e relógios inteligentes, superará os milhões de euros. O espírito da coisa é: tornar a vida mais fácil com os acessórios, sem jamais desconectá-los das tendências da moda.

Entre os itens mais adaptados a esse conceito estão os relógios, que passam a desempenhar funções impensáveis até ontem, como ativar chamadas de telefone, controlar músicas com comando de voz, gerenciar conta de e-mail e até monitorar a atividade física.Sem esquecer do design afinado com formatos e cores do momento.

O casamento entre tecnologia e moda já ocorre em artigos esportivos e de uso pessoal, mas os especialistas acreditam que, logo logo, esse conceito deve se espalhar por muitos outros setores. Hoje, já é possível encontrar no mercado itens curiosos, como pulseiras que monitoram o ritmo cardíaco e a qualidade do sono, calculam calorias ingeridas e gastas e até avaliam o humor de seu usuário. São acessórios que permitem ao sujeito maior conhecimento sobre si mesmo e seu corpo, o que ajuda a estabelecer objetivos e organizar rotinas.

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Outras empresas já apostam na fabricação de roupas com sensores e até chips de computadores tecidos diretamente na peça. O objetivo seria o conforto para quem veste, de acordo com o departamento de vendas da Numetrex, a divisão tecnológica da Adidas, responsável por uma dessas criações. Entre as últimas invenções da marca está uma camiseta esportiva capaz de gerar em tempo real um quadro com as informações de rendimento do atleta.

Um simples óculos também pode ser acessório inovador e interativo para o dia a dia. Exemplos são o Google Glass e o Oculus Rift. São objetos inteligentes, que mudam a maneira como interagimos com o mundo. E os avanços não param por aí. Coisas bizarras também surgem com essa pegada. Uma das últimas é um blusão capaz de traduzir o que se passa dentro do corpo de quem veste. Por meio de emissões de luz, a roupa muda de cor conforme o nível de excitação do usuário, graças a um mecanismo de reação cutânea. Que venha 2014.