Um autor para poucos. Assim se autodefine o filósofo e psicanalista Luiz Felipe Pondé, que faz conferência hoje no ciclo de estudos Fronteiras do Pensamento 2011.
Continua depois da publicidade
Empenhado em mover a filosofia do ambiente fechado das salas de aula para o debate público, Pondé aborda temas que vão do estatuto do conhecimento científico ao lugar do indivíduo na sociedade contemporânea. A conferência de hoje será realizada às 19h30min no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110). Os passaportes para ingresso no local estão esgotados.
– A delicadeza, a sofisticação da alma, o amor ao detalhe e a vontade de entender não são atributos das multidões, e aqui reside grande parte de toda a miséria moderna: ser um mundo de grandes números, dedicado a muitos idiotas – afirma Pondé.
Pondé é mestre em história da filosofia e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e Ph.D. em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv. Colunista semanal do jornal Folha de S.Paulo, é professor de pós-graduação da PUC de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado. Entre suas obras, destacam-se O Homem Insuficiente, Crítica e Profecia, Conhecimento na Desgraça e Ensaios de Filosofia da Religião. Sua conferência, inicialmente prevista para outubro, foi antecipada a pedido do convidado programado para este mês, Zygmunt Bauman, que, em razão de problemas de saúde na família, solicitou mudança de data de sua apresentação. A nova data da conferência do sociólogo polonês será divulgada em breve.
Continua depois da publicidade
Informações sobre o Fronteiras do Pensamento podem ser obtidas no site www.fronteirasdopensamento.com.br ou na Central de Relacionamento pelo fone (51) 3019-2314.
O Fronteiras do Pensamento é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio de Unimed Porto Alegre, Natura, Gerdau e Grupo RBS. Parceria cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e prefeitura municipal de Porto Alegre, módulo educacional Refap e apoio Anhanguera Educacional.