O tempo é uma das coisas de mais difícil explicação que faz parte de nosso cotidiano. Afinal, é algo que sentimos passar, mas que não tocamos nem podemos ver. Por isso o assunto é algo tão discutido há séculos — até milênios —, na vida cotidiana, na arte e na ciência. Continue a leitura para compreender as definições de tempo e grandes considerações sobre o tema ao longo dos últimos anos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

O tempo segundo a filosofia

A filosofia é a mãe de todas as ciências. Por isso, nada mais justo do que começarmos pelas suas definições. De certo modo, o tempo é algo que intriga os filósofos desde o início da vida humana — tanto que era um assunto de grande abordagem dos gregos antigos. Platão, por exemplo, via o tempo como uma imagem da eternidade. 

Aristóteles, por outro lado, acreditava que o tempo e o movimento estavam intimamente ligados. Sem tempo, não há movimento, e vice-versa. Um pensamento bastante avançado para a época. Já Santo Agostinho, o grande filósofo da Idade Média, tinha um paradoxo parecido com o que citamos no começo: “Se não perguntarem, eu sei, se me perguntarem, eu não sei”.

Já de acordo com a poesia…

Assim como os filósofos, os poetas também muito abordaram a temática do tempo em seus escritos. Segundo Mário Quintana, poeta gaúcho, o tempo é efêmero: “Quando se vê, passaram 50 anos”. Já o português Fernando Pessoa vê o tempo como os marcos dos pontos de referência: “O que é o presente? É uma coisa relativa ao passado e ao futuro”.

Continua depois da publicidade

Para Drummond de Andrade, é a hora de nascer e de morrer. Enquanto Miguel Torga vê angústia. Cada um tem seu ponto e todos têm alguma razão.

O tempo segundo a nossa mente

Além da física, a psicologia também se debruçou sobre esse tema. Isto pois a nossa percepção de tempo varia mediante nosso estado mental. Quando estamos em um momento alegre, tudo passa voando. Mas quando estamos tristes, o tempo se arrasta devagar. Todos nós já passamos por isso, não é mesmo? Inclusive, com isso, dá para saber como cada poeta estava se sentindo quando escrevia suas definições.

Por fim, a definição da física 

Por fim, a ciência exata que se dedica a estudar o tema é a física. Nos estudos dessa área do conhecimento, a primeira grande quebra de paradigma foi de Isaac Newton.

Continua depois da publicidade

Isto pois ele imaginou o tempo como uma linha reta e contínua, contendo todos os eventos do universo. Esse conceito perdurou até o Século XX, quando o famoso físico alemão Albert Einstein descobriu a Teoria da Relatividade. Segundo essa descoberta, o tempo é relativo e pode passar de formas diferentes a depender da curvatura que a gravidade faz no espaço-tempo.

Foi graças a essa teoria e a sua vigência no universo que temos o GPS disponível hoje. De acordo com a NASA, isso só funciona pois os relógios dos satélites correm sob uma velocidade menor que os relógios na Terra, pois a gravidade é diferente. Assim, a informação chega em nossos sistemas. E, dito tudo isso, o que você acredita ser o tempo, afinal?

Leia mais

Entenda como pode funcionar o primeiro hospital com Inteligência Artificial do mundo