A ausência do nadador Cesar Cielo no embarque da seleção brasileira de natação na madrugada desta segunda-feira rumo a Macau está explicada. O atleta viajou um dia antes do grupo, acompanhado do técnico Alberto Pinto Silva, o Albertinho, ao contrário do que era esperado. A informação foi confirmada nesta tarde pela assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Continua depois da publicidade

O motivo alegado pelo campeão olímplico e mundial é a falta de concentração nos treinos. Em Macau, o grupo irá realizar um período de aclimatação para o Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em Xangai, entre os dias 24 e 31 de julho.

Ao lado dos nadadores Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, Cesar Cielo foi flagrado em exame antidoping realizado durante o Troféu Maria Lenk, em maio, com a substância furosemida. Na semana passada, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) decidiu apenas aplicar uma advertência e anular os resultados dos nadadores no Maria Lenk.

A Federação Internacional de Natação (Fina) não quis tomar uma decisão definitiva sobre o caso e encaminhou o mesmo para a Corte Arbitral do Esporte (CAS). O tribunal pode julgar o caso antes mesmo do Mundial e, caso ache necessário, suspender os atletas de forma que os afaste da competição. Nicholas Santos e Henrique Barbosa já estão fora de Xangai porque seus índices foram conseguidos justamente no Troféu Maria Lenk.

Continua depois da publicidade