O brasileiro César Cielo se emocionou nesta segunda-feira ao ganhar a medalha de ouro nos 50 metros borboleta no Mundial de Natação em Xangai. O atleta, que na semana passada foi absolvido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) em um caso de doping, fez o tempo de 23s10, deixando para trás os australianos Matthew Targett e Geoff Huegill. Depois da vitória na prova, que não faz parte do programa olímpico, Cielo começou a chorar – o que se repetiu no pódio, durante a premiação. O público aplaudiu a vitória do brasileiro, mas algumas vaias foram ouvidas nas arquibancadas dos atletas.
Continua depois da publicidade
O queniano Jason Dunford, que disputou a final, chegou a realizar un gesto depreciativo em direção a Cielo, colocando o polegar para baixo, algo que não tirou a alegria do campeão.
– Sinto-me como se Deus tivesse me abençoado. Esta medalha de ouro é diferente das outras. Foi a mais difícil da minha vida – declarou o nadador.

A vitória representa uma revanche para o campeão do mundo nos 50 e 10 metros em nado livre no Mundial de Romam, há dois anos. Isso porque o brasileiro conseguiu vencer apesar de ser o protagonista de um caso de doping, que marcou o Mundial de Xangai antes do início das provas de velocidade. O Tribunal Arbitral do Esporte decidiu não suspendê-lo, apesar do resultado positivo para um diurético (furosemida) acusado em um exame realizado em maio.
– A verdade prevaleceu e estou virando esta página da minha vida – disse Cielo após decisão do TAS, em seu site pessoal.
Continua depois da publicidade
Cielo, de 24 anos, Nicholas Santos e Henrique Barbosa não receberam punição, enquanto que o outro brasileiro flagrado no exame, Vinícius Waked, foi suspenso por um ano devido à reincidência em casos de doping.
A decisão do organismo, tomada horas antes do início das provas de velocidade, permitiu ao brasileiro competir, apesar de o TAS ter confirmado a advertência emitida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Com este triunfo, Cielo confirma que será um dos nadadores favoritos nas próximas provas em que defenderá seu título.
No domingo, ele rebateu às críticas de vários nadadores feitas a ele, incluindo o americano Michael Phelps, ganhador de 14 títulos olímpicos.
– Sinto-me feliz de estar aqui. Todo o resto faz parte do passado. É uma nova página na minha vida. Tentarei dar o melhor de mim mesmo aqui – repetiu, a uma pergunta sobre as reações de alguns adversários depois da decisão do TAS.
Continua depois da publicidade
– Não sei o que mais querem de mim – ressaltou, depois da insatisfação demonstrada pelos atletas Michael Phelps e Jason Lezak com sua situação e a recente decisão do Tribunal.