Cesar Cielo foi eleito, na noite da última segunda-feira, em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o melhor atleta de 2011 no Prêmio Brasil Olímpico. O nadador foi o grande vencedor da premiação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ao lado de Fabiana Murer, do atletismo, que acabou sendo eleita a melhor do país no ano entre as mulheres.
Continua depois da publicidade
Ao receber a honraria, o recordista mundial dos 50 e 100 metros livre ficou emocionado e festejou o fim positivo de um ano em que ele teve a sua reputação manchada por um caso de doping. O fato o fez admitir que esta temporada servirá como lição visando os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
– Vocês (o público que o elegeu) são a razão de eu estar aqui. Foi um ano de muita superação. A gente cai num buraco e é difícil enxergar fora desse buraco – afirmou Cielo, para depois começar a chorar.
Em seguida, ele acrescentou
– Mas foi minha fé que me segurou. Foi um ano muito difícil, vocês não fazem ideia do que a gente passou. Mas estou aqui como bicampeão mundial. Só tenho a agradecer aos meus pais e a Deus. A gente pode exigir mais da gente mesmo e sonhar mais alto. Foi um aprendizado que levo para a Olimpíada do ano que vem – contoui Cielo.
Continua depois da publicidade
Esta é a terceira vez que Cielo recebe o principal prêmio do COB. Antes, ele faturou a honraria em 2008 e 2009. Para voltar a ser eleito o melhor do Brasil no ano, o atleta conquistou duas medalhas de ouro no Mundial de Xangai, na China, e mais quatro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México.
Desta vez, ele superou Diego Hypólito (ginástica artística) e Emanuel Rego (vôlei de praia), outros dois finalista da premiação masculina. De quebra, Cielo foi eleito o melhor atleta brasileiro da natação em 2011.