Os 38 atletas brasileiros da natação já estão em Guadalajara e treinam na piscina que abrigará as provas destes Jogos Pan-Americanos. A equipe é a maior dentre todos os esportes que o Brasil participa. Inicialmente, tinha 40 competidores, mas dois – Rodrigo Castro e Ana Carolina Santos – foram cortados por excederem o número total permitido. Aos 24 anos, o bicampeão mundial e campeão olímpico Cesar Cielo é um dos mais experientes do grupo. Ele acredita que a natação, apesar de ser um esporte individual, se torna coletivo em competições como os Jogos Pan-Americanos.
Continua depois da publicidade
– Para nós, da natação, tão acostumados com esporte individual, um evento como esse é um momento mais coletivo. É hora de pensar mais no grupo, mais no Brasil e sair daqui com a cabeça completamente voltada para os Jogos Olímpicos. O Pan é o primeiro passo olímpico – salienta.
Além disso, ele considera o Pan um evento propício para os atletas mais jovens adquirirem experiência.
– Pessoalmente, 2007 foi muito importante e tomara que para os novatos da delegação seja tão bom quanto foi para mim. Espero que seja mais uma experiência marcante e que eu chegue a Londres com uma bagagem maior ainda – analisa.
A equipe já está hospedada na Vila Pan-Americana, que causou boa impressão para Cielo.
Continua depois da publicidade
– Estar na Vila é sempre bacana. O clima dos Jogos Pan-americanos é muito bom. A adrenalina começa a bater, a gente vê que a coisa é mais séria. A Vila é cheia de atletas talentosos e é bom estar aqui no meio. É uma sensação gratificante. Agora, é botar tudo em prova dentro piscina – comenta.