O nadador brasileiro Cesar Cielo foi liberado para a disputa do Mundial de Natação, após julgamento do Tribunal Arbitral do Esporte, realizado nesta quarta na China. A entidade manteve a pena de advertência imposta pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em relação ao flagrante de uso de furosemida pelo atleta durante o Troféu Maria Lenk.

Continua depois da publicidade

– A verdade prevaleceu e estou virando esta página da minha vida – postou o campeão olímpico e mundial de natação em seu site pessoal.

A advertência da CBDA, divulgada em 1º de julho, havia sido contestada pela Federação Internacional de Natação (FINA) uma semana depois. A entidade propôs uma suspensão de três meses a partir da data da competição em que Cielo foi flagrado no exame antidoping, no fim de semana de 7 e 8 de maio. Assim, o atleta não poderia competir no Mundial de esportes aquáticos, no qual a natação ocorrerá entre os dias 24 e 31 de julho.

Além de Cielo, os também nadadores Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa estão liberados para a competição. Apenas Vinícius Waked teve a suspensão de um ano mantida pelo Tribunal. O atleta foi punido porque este foi o seu segundo caso de resultado positivo.

A partir deste domingo, Cesar Cielo irá defender o título nos 50m e 100m livre. Ele participará também dos 50m borboleta e integrará os revezamentos do Brasil.

Continua depois da publicidade