Perto do fim de 2021, a expectativa para comemorar a virada de ano está em alta em Santa Catarina. No entanto, apenas duas cidades do Estado mantêm shows e atrações musicais para o Réveillon 2022: Bombinhas e Barra Velha. Em outras cidades, a queima de fogos está mantida, porém, devido à nova variante da Covid-19, os eventos artísticos foram cancelados.

Continua depois da publicidade

Quatro grandes municípios de Santa Catarina não possuem programação para o fim de ano. Florianópolis, Laguna, Itajaí e Porto Belo cancelaram todo o planejamento, inclusive a queima de fogos. Piçarras não se manifestou em relação às festas públicas de Réveillon na cidade. A reportagem tentou contato com a prefeitura, mas não obteve respostas até esta terça-feira (28).

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Apesar disso, a temporada movimentada nas cidades do Norte ao Sul do Estado já teve início com a chegada do verão. Segundo a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a estimativa é de que 7,1 milhões de veículos transitem nas praças de pedágio controladas pela Arteris no Estado, até o fim de dezembro. O número é 4,2% maior em relação ao total registrado em dezembro de 2020.

Cidades de SC em que haverá festa de ano novo

Bombinhas

A expectativa da prefeitura é que a a cidade esteja cheia no último dia de 2021, mas não haverá queima de fogos, pois a prática é proibida por lei. A ideia é estimular que as pessoas não se concentrem em um local só, por esse motivo pequenos eventos com DJs e shows de artistas locais devem ocorrer nas praias de Bombas, Bombinhas, Praia de Canto Grande e na Praia dos Zimbros.

Continua depois da publicidade

Barra Velha 

O evento “Réveillon da Magia” terá queima de fogos de baixo estampido na Praia Central e na Praia do Grant. Os shows serão apenas na Praia Central. A festa deve começar às 22h e será aberta ao público.

Álvaro e Vittor e Dj’s convidados serão as atrações da noite. Não haverá controle de aglomeração.

Cidades de SC em que haverá apenas queima de fogos

Balneário Camboriú

O evento da virada vai acontecer na nova Praia Central e a queima de fogos será a partir de nove balsas. A festa não terá shows. A roda gigante de Balneário Camboriú será transformada em um relógio para contagem regressiva na virada de ano. A prefeitura não informou se haverá controle de aglomeração no local. 

Blumenau

Em 2021, a queima de fogos vai acontecer no parque Ramiro Ruediger, sem atrações musicais e shows nacionais. O local ficará fechado para a entrada de público, porém, alguns pontos da cidade serão isolados para que pedestres consigam assistir às luzes. 

Segundo a prefeitura, as ruas em torno do parque – Alberto Stein (do pórtico até o entroncamento com a Almirante Tamandaré) e Humberto de Campos (do pórtico até a sinaleira da Rua Itapiranga) – serão destinadas para o evento. A Vila Germânica estará aberta também até 1h do dia 1 de janeiro. 

Continua depois da publicidade

Nos locais, não terá controle de aglomeração, segundo o município. 

Itapema

O município terá queima de fogos no Centro e em Meia Praia. Este ano, Itapema não terá shows ou atrações musicais nos locais devido à pandemia da Covid-19.

São Francisco do Sul

O Réveillon terá fogos em quatro locais: Centro Histórico, praia do Ervino, trapiche Pedro Ivo Figueiredo de Campos, na Vila da Glória, e ponta da praia da Enseada. Segundo a prefeitura, não haverá limite de público.

A recomendação do órgão é que as pessoas usem máscaras e mantenham distanciamento social nos locais.

Cidades de SC que cancelaram a programação de ano novo

Florianópolis 

A queima de fogos no réveillon da Capital catarinense não vai acontecer este ano. O evento foi cancelado no dia 20 de dezembro. Até a data, os fogos aconteceriam na Beira-Mar Norte e Continental, porém, sem shows e outras estruturas.

Laguna 

Laguna não terá Réveillon público em 2021. A programação de ano novo, com queima de fogos e shows de artistas locais, foi cancelada. Segundo o secretário de Turismo da cidade, Mello Júnior, a prefeitura não tem como controlar o acesso de pessoas aos locais públicos e, por esse motivo, resolveu interromper a programação de ano novo.

Continua depois da publicidade

> Boto é encontrado morto na praia do Mar Grosso, em Laguna

A previsão é que 150 mil pessoas estejam no município para a virada de ano. De acordo com a prefeitura, o Réveillon será feito apenas em locais fechados e particulares como hotéis, restaurantes e casas de shows com controle de pessoas e vacinação. 

Itajaí

O município não terá queima de fogos e nem atrações musiciais para o Réveillon este ano. A prefeitura chegou a ter um planejamento, porém, não oficializou a programação. O evento foi cancelado em razão da nova variante da Covid-19. 

Porto Belo

Porto Belo cancelou a queima de fogos e show com atração nacional no Réveillon deste ano. Segundo a prefeitura, seria inviável manter o evento e, por esse motivo, as atrações foram interrompidas. 

Réveillon sem grandes eventos

Alguns municípios de Santa Catarina não têm a tradição de promover grandes eventos na virada do ano, como é o caso de Chapecó, Criciúma e Lages, por exemplo. Segundo as prefeituras dos três municípios, o foco das cidades está na programação natalina que normalmente é encerrada às vésperas do feriado do dia 25. 

Continua depois da publicidade

Leia também

Liberação das fronteiras para turistas em SC depende de aval da Anvisa

Como será a inauguração do alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú

Caminhão transportando casa em SC chama a atenção e provoca abordagem da PM