Santa Catarina também é destino para quem procura pelo frio, turismo de inverno e neve. O fenômeno costuma ocorrer na região mais alta do Planalto Sul e na Serra, e quando os flocos de gelo tomam conta da paisagem, garantem a alegria dos turistas. Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Lages são cidades onde neva com mais frequência, segundo dados da Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
> Você lembra? Vale do Itajaí já amanheceu coberto de neve
O monitoramento da neve em Santa Catarina pela Epagri iniciou há 21 anos, e desde então, as cidades mais altas no Planalto Sul é que costumam registrar o fenômeno.
Historicamente, o ano que mais nevou no Estado foi em 2013, em 96 municípios. Em dados oficiais, foi o maior registro em abrangência e em volume de neve que Santa Catarina já teve.
Continua depois da publicidade
> Frio em Santa Catarina: saiba quais são as cidades mais geladas
Onde ver a neve em SC?
Quando há a combinação do frio intenso com a umidade, as condições são favoráveis para a ocorrência de neve. As cidades mais propensas ao fenômeno são as que ficam nos planaltos do Estado e na Serra, por exemplo: São Joaquim, Urupema, Urubici, Lages e Bom Jardim da Serra. No entanto, é possível que neve em outros pontos, tudo irá depender das condições climáticas.
> Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada
São Joaquim
No centro de São Joaquim, as árvores que congelam por meio de um sistema de gotejamento são um atrativo à parte. No interior do município, as geadas são constantes, principalmente na região do Vale dos Caminhos da Neve. Para quem gosta de enoturismo, a cidade tem diversas vinícolas que produzem os chamados ‘vinhos de altitude’.
Distância Florianópolis – São Joaquim: pela BR-282 e SC-110, 230 quilômetros. Pela BR-101 e SC-390, via Serra do Rio do Rastro, 271 quilômetros.

Urubici
Em Urubici está localizado o acesso ao Parque Nacional de São Joaquim, onde ficam o Morro da Igreja e a Pedra Furada, dois pontos turísticos da região. A parte mais alta da Serra do Corvo Branco fica em Urubici, e trafegar por essa estrada é garantia de aventura e de belas paisagens, devido às diversas curvas do percurso e também à formação rochosa que se estende ao longo do caminho.
> Como tirar a umidade do piso e por que isso acontece
Distância Florianópolis – Urubuci: Pela BR-282, 170 quilômetros.

Bom Jardim da Serra
Conhecida pelo Mirante da Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra é a primeira cidade no topo da serra para quem vem de Lauro Müller e enfrenta as 284 curvas do trecho. A cidade também costuma registrar geada e é um dos pontos onde neva em Santa Catarina. Aos finais de semana de inverno, moradores da região costumam fazer um bate-volta na cidade em busca do frio e de belas paisagens.
Continua depois da publicidade
> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina
Distância Florianópolis – Bom Jardim da Serra: via BR-282 e SC-110, 242 quilômetros. Pela BR-101 e SC-390, via Serra do Rio do Rastro, 228 quilômetros.

Lages
O turismo rural é forte em Lages, e nos dias de inverno, a culinária com a presença do pinhão e a hospitalidade não podem faltar. A cidade possui monumentos para visitação e também estruturas em pontos mais altos, onde é possível ter uma visão panorâmica. A ocorrência de neve não é tão frequente como nas demais cidades, sendo os episódios de sincelo (chuva congelada) e de formação de geada os fenômenos mais comuns.
Distância Florianópolis – Lages: pela BR-282, 226 quilômetros.
Urupema
Considerada a cidade com maior altitude em Santa Catarina segundo o Governo do Estado, Urupema está a 1.425 metros acima do nível do mar. A cidade é pequena, com pouco mais de 2,4 mil habitantes, mas atrai turistas em busca do frio. No Morro das Antenas, as temperaturas negativas são garantidas durante os dias de inverno, e a formação de sincelo também garante belas fotos para quem visita a cidade.
Distância Florianópolis – Urupema: pela BR-282, 207 quilômetros.

Vídeo mostra formação de neve em Urupema
Imagens gravadas por Marleno Muniz mostram a neve em Urupema, na Serra de Santa Catarina, em 2018.
Leia também
Creme de abóbora: uma receita perfeita para preparar em dias frios
Continua depois da publicidade